Menu principal

Lançamento do Instituto Sua Ciência

A inquietude típica de um pesquisador e o cenário econômico-financeiro adverso ao desenvolvimento de novos projetos foram os fatores-chave para a criação do Instituto Sua Ciência (ISC) – organização da sociedade civil sem fins lucrativos que visa ao incentivo da pesquisa no Brasil e da divulgação científica por meio de ações colaborativas. O ISC pretende definir estratégias para aproximar a sociedade do ambiente acadêmico, informando sobre a importância das pesquisas no cotidiano da comunidade e, por consequência, angariando recursos para novos projetos. O ISC foi lançado oficialmente no dia 11 de novembro, durante o XXXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, na cidade mineira de Juiz de Fora. 

O Instituto Sua Ciência nasceu da inconformidade de uma professora universitária que observou como a falta de incentivo financeiro estava influenciando na redução de número de pesquisadores no Brasil. "Fui vice-coordenadora geral de um programa de pós-graduação multicêntrico e, nesse tempo, tive contato com estudantes de futuro promissor. Observei que muitos abandonavam o curso de mestrado ou doutorado porque, mesmo passando em primeiro lugar no processo seletivo, não conseguiam bolsa de estudo. Obviamente, eles tinham que procurar caminhos que pudessem fornecer algum tipo de remuneração e acabavam deixando, muitas vezes, ou a área desejada de pesquisa ou até a vida acadêmica", explica a idealizadora do ISC, Juliana Fedoce Lopes. 

A partir daí, tentou definir como poderia incentivar os pesquisadores a manterem seus projetos, mesmo com a redução dos recursos públicos. A conclusão foi buscar fontes alternativas como doações de pessoas físicas e jurídicas e financiamento por meio de leis de incentivo fiscal. O dinheiro arrecadado seria utilizado para pagamento de bolsas de pesquisa de níveis médio, superior e pós-graduação. A seleção dos projetos a serem contemplados seriam definidos por meio de chamadas públicas.

A ideia estava fechada. Mas, um novo questionamento surgiu: como empresas e pessoas físicas poderiam contribuir financeiramente se, muitas das vezes, não têm conhecimento do que é desenvolvido nas instituições de pesquisas?

A solução girou em torno da criação de canais de contato entre pesquisadores e sociedade, nos quais questões científicas passariam a ser explicadas com uma linguagem mais acessível, aproximando públicos variados do trabalho do cientista. A comunidade também teria espaço para demonstrar seus interesses na área das ciências, incentivando novos temas de pesquisa.

"A gente espera que seja criada uma rede de colaboração científica. Para que consigamos, de fato, disseminar conteúdo científico de forma agregadora e ampla, aproximando as pessoas do ambiente acadêmico", explicou Juliana. 

Assim, o Instituto Sua Ciência pretende: Criar uma rede de colaboradores de diversas áreas de conhecimento científico; Disseminar conteúdo científico com linguagens e meios adaptados a todos os públicos; Angariar recursos para bolsas de pesquisas; Valorizar a Carreira de Pesquisador. As primeiras ações já começaram a ser desenvolvidas. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre ciência pode acessar o site ou as redes sociais do ISC.

Pessoas físicas e jurídicas que queiram contribuir com o ISC podem entrar em contato pelo e-mail: colaborador@suaciencia.org 

Fonte: Assessoria de Imprensa (Instituto Sua Ciência)