Menu principal

Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil realiza Wiki Ciência 2017

O Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil, lançou o concurso de fotografia internacional Wiki Ciência 2017, com o objetivo de fomentar a criação e distribuição de imagens sobre a ciência. A competição terá dois níveis: uma competição local em cada país participante e uma competição internacional entre os melhores de cada país.

O concurso acontece durante todo o mês de novembro e os participantes deverão fotografar e enviar imagens relacionadas à ciência para a Wikimedia Commons sob uma licença livre em 05 categorias distintas: Pessoas na Ciência (cientistas em seu ambiente natural); Imagens Microscópicas (imagens de microscópios óticos, eletrônicos e scanners); Vídeos e Animações (arquivos de vídeo e áudio, imagens e animações feitas por computador); Galeria de Imagens ( até 10 imagens entrelaçadas que podem ser apreciadas como um conjunto) e Categoria Geral (todas as demais imagens que sejam sobre ciência, desde Arqueologia até a Zoologia).

Regras
• Para participar do concurso basta ter uma conta da Wikimedia, pode ser a mesma já utilizada em outros projetos da Fundação Wikimedia, como a Wikipédia ou o Wikimedia Commons. Se o participante não tiver, basta acessar este linke cadastrar-se gratuitamente: 

• O concurso acontece em novembro de 2017 e somente as imagens enviadas neste período serão analisadas na competição.

• Para que a foto seja considerada científica deverá conter uma descrição concreta adequada, com informações sobre o que é apresentado na imagem, local e método.

• Quaisquer pessoas, exceto os jurados, podem enviar imagens. O número de imagens por participante é ilimitado.

• A autoria das imagens deve ser da pessoa que envia a imagem ao Wikimedia Commons. Só é possível participar com suas próprias imagens, ou com imagens em que seja um dos autores (neste caso deve ser indicado o nome dos co-autores). • As imagens devem ser publicadas sob uma licença de uso livre. As licenças possíveis são CC-BY-SA 4.0, CC-BY 4.0 e CC0 1.0.

• O tamanho da imagem deve ser no mínimo de 2 megapixels. Quanto maior o arquivo melhor.

Júri
Os jurados nacionais foram selecionados entre expoentes do mundo científico nacional e editores dos projetos Wikimedia:
• Dr. Alex Oliveira – Presidente da Fapema, Arquiteto e Urbanista, professor na Universidade Estadual do Maranhão

• Piter Kehoma Boll – Biólogo trabalhando com ecologia e comportamento de planárias terrestres, além de tradutor e escritor e linguista amador.

• Dr. Michael Peel – Radioastrônomo, fotógrafo e Wikimedista

• Marta Rosecler Bez – Doutora em Informática na Educação pela UFRGS, professora da Universidade Feevale nos cursos de Informática e Mestrado em Indústria Criativa. Atua no tripé composto por Tecnologia, educação e saúde. 

• Prof. Valério Melo – Wikipedista de longa data, entusiasta da ciência. Ensina Ecologia e faz popularização da ciência com o "Caminhão com Ciência" na Universidade Estadual de Santa Cruz

• Prof. Ricardo Ferreira de Oliveira – Cientista da Computação, Bioinformata 

Saiba Mais
O Wiki Ciência foi idealizado na Estônia em 2006 e estendido para a Europa em 2015. Esta será a primeira vez que o concurso será realizado no mundo inteiro. A competição foi desenvolvida na Wikimedia por se tratar de uma plataforma ativa e dedicada a coletar e compartilhar conteúdo educacional para todos. Sendo de livre acesso, e o sétimo site mais acessado do mundo, a Wikipédia e outros projetos Wikimedia se caracteriza como uma plataforma excelente para divulgação da ciência e fotografias em específico. 

Fonte: Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil