Menu principal

Finep inicia movimento Ciência Pelo Brasil

A partir da próxima quinta-feira, 23 de novembro, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) dará início ao movimento #CiênciaPeloBrasil, com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que acontece até o dia 22 de dezembro de cada ano. 

Este ano, a votação para a LOA que guiará o ano de 2018 está prevista para o dia 19 de dezembro. A lei é um dos principais indicativos de tudo que os agentes públicos tratam como prioridade. Ela traz a previsão de receita que deve ser arrecadada pelo governo durante o ano e fixa esse valor como teto para as despesas a serem executadas.

O investimento federal no setor de ciência e tecnologia no Brasil, que em 2017 foi um dos menores da história, deve ser cortado ainda mais em 2018. O #CiênciaPeloBrasil quer mostrar que a ciência é a saída para a crise e que os impactos dessa redução serão sentidos para sempre. As experiências de outros países mostram que o corte é um erro no caminho para o desenvolvimento. 

Para aderir ao movimento, a Finep convida a todos que entendem a gravidade da situação atual a produzir material e divulgar o tema, dentro de suas próprias áreas, para que essa mensagem seja unificada e, com isso, se torne cada vez mais forte. 

A contagem regressiva via redes sociais começa no dia 23 de novembro, quinta-feira. A partir desta data até o dia da votação (19/12), que será acompanhada em tempo real e transmitida pelas redes da Finep, a agência passará a disponibilizar material (livre de direitos autorais) – como releases e matérias especiais sobre o tema, além de peças digitais para redes sociais - para a utilização de todos que quiserem colaborar, com espaço para inclusão de suas próprias logos. O objetivo é unir esforços em prol de uma causa que deve ser de todos. 

Fonte: Ascom Finep, 2017