Menu principal

Exposição revela a beleza de mundos invisíveis

Trabalhos de cientistas brasileiros são reunidos em mostra na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, Rio de Janeiro 

De longe, é arte. De perto, ciência! Em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, a partir de 22 de fevereiro de 2018, a exposição Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira vai encantar o público com a beleza de imagens que só os cientistas costumam ver, por trás de grandes lentes de aumento. 

O visitante terá acesso a um mundo de cores, formas e texturas que nunca imaginou existir, mas que está bem diante dos seus olhos! São 24 telas que ampliam em até 300 mil vezes detalhes do corpo humano, como vasos capilares e o tecido que forma o fígado, e também metais, plantas, fungos e outros materiais. Todas as telas foram produzidas por cientistas de diferentes instituições de pesquisa brasileiras.

Em dois sábados, 10 e 24 de março, a programação incluirá também atividades especiais, como oficinas de construção de biomandalas e redes neuronais, investigações microscópicas e um bate-papo com os cientistas que criaram as imagens da exposição. No dia 24 de março, o neurocientista Stevens Rehen, do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, vai conversar com o público sobre o tema "De perto, todo cientista é normal". 

Idealizada pelo coletivo multidisciplinar ArtBio, em parceria com o Museu do Amanhã, a exposição foi montada pela primeira vez em 2017 e tem o apoio do Instituto D'Or e da Zeiss.

Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira
De 22 de fevereiro a 25 de março de 2018
Na Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro

Visitação:
Terça a sexta, de 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, de 10h às 20h
Fechada às segundas
Entrada gratuita

Mais informações: (21) 3938-5444

Atividades Complementares
10 de março – sábado

- Oficina Biomandalas (Casa da Ciência) – 13h às 15h
- Oficina Vislumbrando Novos Horizontes – macro e microfotografias (EEFD/UFRJ) – 13h às 15h – com distribuição de senhas uma hora antes
- Bate-papo com cientistas (organizado pelo Instituto D'Or) – 15h às 17h

24 de março – sábado
- Oficina Aventuras Microscópicas (Ciências sob Tendas/UFF e Espaço Ciência Viva) – 14h às 17h
- Oficina Redes Neuronais (Casa da Ciência) – 14h às 17h 
- Palestra De perto, todo cientista é normal (Stevens Rehen/Instituto D'Or) – 15:30 às 17:00 – com distribuição de senhas uma hora antes

Para saber mais sobre a programação, consulte: 
www.casadaciencia.ufrj.br
Facebook/casadaciencia 

Fonte: Jornal da Ciência