Menu principal

CNPq participa de chamada internacional do ERANET-LAC

O projeto europeu ERANet-LAC, do qual o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participa, divulgou o pré-anúncio da 2ª Chamada Conjunta em Pesquisa e Inovação do Projeto.

O lançamento será no dia 1º de dezembro de 2015 e a chamada promoverá a criação de parcerias de longa duração entre estados membros da União Europeia e/ou países associados, América-Latina e países do Caribe. Dentre os temas selecionados, o CNPq apoiará projetos aprovados em Bioeconomia, Saúde e TICs e seus respectivos tópicos.

O ERANet-LAC busca reforçar a parceria bi-regional em C,T&I por meio do planejamento e da implementação de ações conjuntas e concretas, criando estrutura sustentável para futuras atividades conjuntas bi-regionais.

Na chamada, cada consórcio poderá apresentar uma proposta envolvendo, no mínimo, quatro parceiros (elegíveis) de quatro países diferentes - pelo menos dois países de cada região. Ela será implementada por meio de financiamento coordenado, cada instituição financiadora apoiará com recursos as suas próprias equipes nacionais dentro de cada projeto de pesquisa multilateral, de acordo com os respectivos regulamentos nacionais e regionais.

Mais informações estão disponíveis no pré-anúncio (em inglês)

Saiba mais sobre o ERANet-LAC: http://eranet-lac.eu/ 

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Link da notícia