Menu principal

"Ciência sem dinheiro"

Reportagem Especial da Rádio Câmara, em cinco capítulos, entrevista especialistas sobre a crise orçamentária na Ciência e como isso impacta negativamente o desenvolvimento do País

Capítulo 1: Ciência: problema ou saída para a crise?

A ciência é uma das saídas para a crise brasileira? Os cientistas não têm nenhuma dúvida disso. Inovação, a médio e longo prazo, garante mais divisas para o país. Mas o setor é sempre um dos primeiros alvos de cortes no orçamento governamental. O país consegue recuperar o tempo perdido na pesquisa? Como?

Capítulo 2, os impactos da falta de dinheiro para a ciência e a tecnologia. Um dos setores mais atingidos são as universidades públicas.

Os cortes orçamentários em Ciência e Tecnologia produzem um efeito colateral: o êxodo de cientistas brasileiros para o exterior. Com a falta de recursos, o brasileiro que recebe oferta de instituição estrangeira fica praticamente sem alternativa. No segundo capítulo da Reportagem Especial desta semana, você vai saber quem são os mais atingidos por estes cortes no orçamento.

Capítulo 3: O fim do programa “Ciência Sem Fronteiras” e a perspectiva dos estudantes

O fim do programa “Ciência Sem Fronteiras” para a graduação frustrou a expectativa de estudantes em todo o país. Depois de 6 anos, o “Ciência Sem Fronteiras” agora só vai atender à pós-graduação. “Ciência sem dinheiro” é o tema da reportagem especial desta semana. No terceiro capítulo, estudantes que participaram do programa dizem o que esperam do futuro da Ciência no país.

Capítulo 4: Os institutos de pesquisa e o financiamento da ciência pela iniciativa privada

Os institutos de pesquisas também estão entre os mais atingidos pelos cortes no Orçamento em Ciências e Tecnologia. Entre eles, estão: museus, parques zoobotânicos e estações científicas. Sem investimento e pesquisa, forma-se uma imensa lacuna de conhecimento sobre a Amazônia, por exemplo. “Ciência sem dinheiro” é o tema da Reportagem Especial desta semana. Neste capítulo, um debate polêmico: o financiamento da ciência pela iniciativa privada.

Capítulo 5: Brasil se destaca na Matemática, mas cortes no Orçamento prejudicam avanços

Os cortes no Orçamento da Ciência e Tecnologia atingem uma área específica: a Matemática. O Brasil já tem um pesquisador premiado, instituições reconhecidas e vai sediar um congresso internacional em agosto. Mas o desempenho dos estudantes dos primeiros anos de escola ainda deixa muito a desejar. Confira o último capítulo da série.

Fonte: Rádio Câmara