Menu principal

Base curricular comum terá simpósio na 39ª RASBQ

Especialistas em ensino e em química vão analisar o documento que busca uniformizar o conteúdo escolar no Brasil

Está em fase final de consulta pública a Base Nacional Comum Curricular, documento elaborado por uma comissão de 116 especialistas a partir de coordenação do MEC, com o objetivo de definir um currículo escolar comum para todo o país. A SBQ tem contribuído para consolidar a BNC de Química para o ensino médio, e vai realizar, durante a 39ª. Reunião Anual, de 30 de maio a 2 de junho, em Goiânia, um Simpósio para debater o currículo escolar. 

"Quando fizermos o Simpósio, a fase de consulta pública já terá sido encerrada, portanto será uma ótima oportunidade para a comunidade Química, sobretudo aqueles que trabalham com ensino, entender o documento e encontrar os caminhos que levarão à sua plena adoção pelos professores", contou o ex-presidente da SBQ, César Zucco, da UFSC, que será coordenador do Simpósio. "Posta a Base, as escolas formarão suas ementas e os professores terão o desafio trabalhar o conteúdo da forma mais agradável possível."

O documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular está disponível para consulta e intervenções pela Internet, e já teve, desde setembro, mais de 10 milhões de contribuições. Somente para a área de Ciências da Natureza, foram mais de 1,3 milhão de contribuições. O acesso está livre até o mês de março, e em abril será apresentado à sociedade a segunda versão. 

O Simpósio terá a presença do professor Jaílson Bittencourt de Andrade (UFBA), ex-presidente da SBQ, do professor Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação, e do professor Eduardo Mortimer, da UFMG. Mortimer, que foi professor do ensino médio, e atualmente forma professores de química é um dos especialistas que ajudaram a elaborar o documento preliminar. "A Base vai dar continuidade aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), criados em 1999. Ela vai mais fundo, ao colocar os 'objetivos de aprendizagem', que definem os conteúdos, os contextos, as práticas investigativas e as linguagens a serem aprendidos na Química e nas outras ciências da natureza", explicou Mortimer. "Hoje temos uma situação de que o conteúdo do ensino médio é norteado pelo Enem, quando deveria ser o contrário", declarou. 

Ainda é tempo para contribuir com a redação final da BNCC. Professores e instituições de ensino podem acessar o portalhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio, onde encontrarão os textos atuais e as muitas contribuições já feitas.

 

A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

 

Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ