Menu principal

Avon e ONU Mulheres lançam documentário sobre a importância de elogiar meninas além da aparência

Meninas ouvem que são lindas, fofas, delicadas. Meninos, que são fortes, espertos, corajosos. Mas de que forma esses adjetivos reforçam estereótipos de gênero? Para debater a forma como a sociedade celebra e caracteriza suas crianças, a Avon e a ONU Mulheres lançaram nesta terça-feira (17) o documentário Repense o Elogio.Obra visa estimular pais, educadores e adultos em geral a ampliar o vocabulário usado na hora de elogiar as pequenas e os pequenos.

O ponto de partida para a realização do filme foi uma pesquisa online conduzida pela Avon em várias regiões do país. O objetivo era checar quais adjetivos eram os mais lembrados na hora de elogiar cada um dos sexos. Quase 80% das palavras utilizadas pelos adultos para elogiar meninas estão relacionadas à aparência, como linda, bonita, princesa. Já para os meninos, 70% se referem a habilidades, como esperto, inteligente, corajoso.

O documentário dá voz a adultos, crianças e adolescentes – entre elas, algumas bem conhecidas e porta-vozes de uma nova geração, como a cantora MC Soffia e as youtubers Carol Santina e Natália Correa. Foram entrevistadas mais de 80 pessoas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Piracicaba, Santos e Recife em uma produção que durou 10 meses.

Segundo a ONU Mulheres, o documentário é um instrumento para alertar a população sobre a necessidade de refletir sobre os estereótipos nocivos de gênero.

“A sociedade reforça e perpetua a cultura de desigualdade de gênero também por meio da linguagem e da educação”, explica a representante da agência das Nações Unidas no Brasil, Nadine Gasman. “Projetos como este, que trazem o debate e propõem uma mudança nesses paradigmas, são fundamentais para que o processo para a igualdade de gênero seja acelerado e mulheres tenham mais oportunidades.”

Dirigido por Estela Renner, cineasta premiada e diretor de O Começo da Vida e Muito Além do Peso, o filme de 46 minutos aborda temas que se cruzam, como a construção da autoestima as crianças e as diferenças na criação dos jovens motivadas por distinções entre o que é considerado “de menina” e “de menino”.

“É importante aprofundarmos a discussão sobre a desigualdade de gêneros na infância se queremos que a igualdade venha na maior velocidade possível”, defende o presidente da Avon, David Legher. “Este documentário é a nossa contribuição para que mais pessoas parem para refletir sobre a forma como todos nós, inconscientemente, limitamos as possibilidades da mulher ao elogiarmos nossas meninas, na maior parte das vezes, por seus atributos físicos, desde muito cedo.”

Disponível gratuitamente a partir de hoje no site www.repenseoelogio.com.br, o documentário é parte de um projeto global da Avon que começa pelo Brasil.

 

Fonte: Nações Unidas no Brasil