Menu principal

41ª RA: SBQ e RSC renovam acordo de cooperação

Sessão especial Brasil-Reino Unido terá presença de autoridades e conferências científicas

A SBQ e a Royal Society of Chemistry (RSC, Sociedade Química do Reino Unido) vão prolongar a parceria iniciada em 2007. Na 41ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada de 21 a 24 de maio, em Foz do Iguaçu, o presidente da SBQ, professor Aldo Zarbin (UFPR), e o imediate past president da RSC, professor Dominic Tildesley assinarão memorando de intenções, como um dos destaques do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-19. Haverá também conferências científicas de pesquisadores dos dois países e a participação de autoridades diplomáticas. Pelo Brasil, o conferencista será o professor Carlos Roque Duarte Correia, da Unicamp, especializado em síntese orgânica e Fellow da RSC desde 2017. Pelo Reino Unido, virá Mirella Di Lorenzo, que coordena o grupo de biossensores e biocombustíveis da University of Bath. 

"Ciência e representação científica não se faz sozinho", afirma o professor Aldo Zarbin. "É necessário que tenhamos cada vez mais parcerias com pessoas e entidades respeitáveis e que tenham a contribuir com a nossa história. "Ele lembra que a SBQ tem parcerias estabelecidas também com a Sociedade Química dos EUA, e está em fase avançada de negociação de uma parceria com a Sociedade Alemã, cujo protocolo será assinado durante o congresso da IUPAC 2019, em Paris.

"A RSC é uma das maiores e mais respeitadas sociedades científicas do mundo. Essa nossa parceria existe pelo respeito mútuo, pela sapiência de ambas as partes de compreender que somos diferentes dentro daquilo que nos faz iguais, sabendo que temos nossas particularidades em cada um dos países. A parceria só nos faz crescer", analisa Zarbin. 

A gerente da Royal Society of Chemistry no Brasil, Elizabeth Magalhães, explica que a RSC busca ter uma presença marcante em todas as regiões, e mantém escritórios também na China, Índia, Japão e EUA. "Estamos muito felizes pela renovação da parceria com a SBQ, que significa a reafirmação da importância do trabalho em conjunto", declara. 

Segundo ela, nos próximos anos a RSC quer trabalhar também a questão da diversidade na pesquisa. No passado recente as sociedades realizaram eventos em conjunto, sobre temas como energia e saúde. "A ideia da parceria é maximizar as oportunidades envolvendo as diferentes expertises dos dois países", observa Elizabeth. 

Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)