Menu principal

41ª RASBQ: A química teórica e o planejamento de novas moléculas

Professor Teodorico de Castro Ramalho (UFLA) fará conferência sobre seu trabalho de desenvolvimento de novas moléculas no setor agroquímico

O professor Teodorico de Castro Ramalho, da Universidade Federal de Lavras, confirmou sua participação como conferencista na 41ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de maio de 2018. Especializado em química teórica e computacional, ele vai falar sobre aplicações da química teórica na nanotecnologia, especificamente no desenvolvimento de agroquímicos. "O químico teórico-computacional pode auxiliar no planejamento de moléculas, considerando suas propriedades e impacto ambiental, desta forma, conseguimos simular no computador como será seu comportamento. Certamente, o desenho racional de materiais e moléculas é de grande relevância para novas aplicações tecnológicas", explica. "Usamos big data, algoritmos de inteligência artificial, simulações computacionais e cálculos quânticos em conjunto com dados experimentais. Dessa forma, a química computacional tem atuado na fronteira do conhecimento, interagindo e promovendo avanços nos diversos setores da química e ciências correlatas, e seu progresso é retro-alimentado pela importante integração com grupos experimentais."

Teodorico coordena, com mais dois docentes, o Grupo de Química Computacional da UFLA, que conta atualmente com 40 estudantes, de iniciação científica a pós-doc. Ele também exerce a pró-reitoria de pesquisa, leciona na graduação, na pós de Agroquímica, Engenharia de Biomateriais e no programa de pós-graduação multicêntrico em Química de MG. "A ciência brasileira está passando por uma fase difícil, com a crise econômica afetando diretamente a pesquisa", avalia o professor. "Precisamos repensar a ciência mais próxima do setor produtivo, entre várias razões por independência do financiamento público. E a Química Teórica pode ser interessante nesse elo, pois a indústria quer gastar menos e ter respostas o mais rápido possível." 

Bacharel em química pela UnB (1999), Teodorico obteve seu doutorado em 2005 pelo Instituto Militar de Engenharia. Fez estágios no Instituto Max Planck e pós-docs na UFRJ e na Universidade da Califórnia - San Diego. Foi também pesquisador visitante na Universidade Hradec Králové. Escreveu 205 artigos com 2.300 citações e tem um índice h 26, de acordo com a base de dados Scopus. Faz parte de corpo editorial de 6 periódicos científicos internacionais, possui 7 pedidos de patentes junto ao INPI, 6 capítulos de livro, 1 registro de software (desenvolvido com colegas da física e da matemática) e 1 livro. "Tenho planos de aumentar a colaboração tanto com grupos estrangeiros quanto brasileiros", conta. "A interiorização da pesquisa no Brasil, algo que vivemos na prática na pós multicêntrica, é muito interessante. Ficamos mais próximos de gargalos de alguns setores produtivos, como o agropecuário." 

Em 11 anos de pesquisa, Teodorico já titulou 25 mestres, 8 doutores e supervisionou 5 pós-docs. Seu despertar para a ciência tem a influência de um professor de química no ensino médio, na escola pública que frequentou, em Brasília. "Este professor ia aos sábados para a escola, para tirar dúvidas e realizar experimentos para os interessados. Isso foi muito importante e inspirador para mim", relata. "Da mesma forma é interessante observar que a RASBQ tem impulsionado a química brasileira – estudantes e pesquisadores – de uma forma significativa. A realização da IUPAC 2017 no Brasil é uma prova incontestável que a química brasileira faz parte do mapa da química mundial." 

Cinco artigos relevantes

“Towards the Classical Description of Halogen Bonds: A Quantum Based Generalized Empirical Potential for F, Cl and Br”, L.A. Santos, E.F.F. da Cunha, T.C. Ramalho, The Journal of Physical Chemistry A 2017121, 2442-2451.

“Periodic DFT Study on the Adsorption and Catalytic Desulfurization of Thiophene over VC(001) and VN(001) via Hydrogenation and Direct Pathways”, E.F. Souza, T.C. Ramalho, R.B. Alencastro, Journal of Physical Chemistry C 2016120, 4881-4894.

“Boron as a promoter in the goethite (α-FeOOH) phase: organic compound degradation by Fenton reaction”, A. Marques, G. Castro, M.A. Gonçalves, T.C. Ramalho, M.C. Guerreiro, I.R. Guimarães, Applied Catalysis B 2016192, 286-295.

“Computational Enzymology and Organophosphorus Degrading Enzymes: Promising Approaches Toward Remediation Technologies of Warfare Agents and Pesticides”, T.C. Ramalho, A.A. Castro, D.R. Silva, M.C. Silva, T.C.C. Franca, B.J. Bennion, K. Kuca, Current Medicinal Chemistry 201623, 1041-1061.

“Thermal and solvent effects on the NMR and UV parameters of some bioreductive drugs”, T.C. Ramalho, C. Taft, Journal of Chemical Physics 2005123, 54319.

Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)