Menu principal

41ª RA: Richard Weiss confirma presença em Foz do Iguaçu

Um dos maiores especialistas globais em géis moleculares fará conferência e celebrará suas contribuições à química brasileira

Um dos maiores especialistas globais em polímeros e géis moleculares, Richard G. Weiss (Universidade de Georgetown, EUA), é um fã da sorte, ou da "serendipidade", como ele gosta de caracterizar seus mais de 50 anos de química. O termo, cunhado em 1754 pelo escritor inglês Horace Walpole, significa a capacidade das pessoas de encontrar novidades, coisas valiosas, importantes e interessantes por obra do acaso. 

Ele foi convidado para dar uma conferência na 41ª. Reunião Anual da SBQ, que será realizada de 21 a 24 de maio, em Foz do Iguaçu, quando também receberá uma homenagem do JBCS. "As atividades do professor Weiss são interdisciplinares e inserem-se nas áreas de físico-química orgânica, fotoquímica e fotofísica orgânica, síntese e propriedades de géis térmica e quimicamente reversíveis, suas aplicações biomédicas, cristais líquidos iônicos e processos moleculares em polímeros", explica a professora Marília Goulart (UFAL), vice-presidente da SBQ. "Ele formou vários brasileiros, que hoje estão no corpo docente de várias universidades brasileiras. É correspondente estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências, membro estrangeiro do conselho editorial do Journal of the Brazilian Chemical Society e de Polímeros", completa.

Depois de obter seu doutorado em 1969, na Universidade de Connecticut, Weiss perambulou pelo planeta sendo professor visitante em diversas universidades no Brasil (USP e Unicamp), Ásia, Europa e América Latina. Seus quase 300 artigos renderam mais de 13 mil citações e fator h 50. Ele concedeu extensa entrevista ao Boletim SBQ e fez um relato sobre seus anos de trabalho no Brasil. Leia a seguir:

O Senhor foi professor visitante em diversas universidades na Ásia, Europa, América Latina e Brasil, nas últimas quatro décadas. Como o Senhor avalia o desenvolvimento da pesquisa química nesse tempo? É possível comparar Brasil e Índia em termos de incentivo à pesquisa, interesse pela carreira científica e resultados? 
O desenvolvimento tem sido notável em muitos setores da química. Nós fomos auxiliados nesse desenvolvimento por vários fatores relacionados - novas técnicas instrumentais para análises, a disponibilidade de programas para calcular estruturas e propriedades de moléculas individuais e seus agregados, e a acessibilidade a bancos de dados químicos, em formato eletrônico, que permitem aos cientistas de todo o mundo procurar informações de forma rápida e abrangente – para citar apenas três. Desta forma, tornou-se possível que um químico que trabalhe em uma parte remota do globo participe de novas ciências como nunca antes. Assim, na minha opinião, nossos magníficos avanços científicos não são um resultado de ter nos tornado mais inteligentes como um grupo de seres humanos; nos tornamos muito mais 'informados'! 

Eu sempre me sinto relutante em comparar qualquer aspecto de um país com o de outro, pelo menos publicamente. Eu sinto que a Índia (e os outros países do BRIC), bem como o Brasil, fizeram do desenvolvimento cientifico uma 'causa nacional'. Mas as estruturas governamentais para fazê-lo são muito diferentes nos quatro países. O Brasil enfatiza a qualidade de vida, bem como a qualidade da ciência. Eu prefiro não escrever mais nesta área. No entanto, é claro que é muito mais atraente seguir uma carreira na ciência, incluindo química, no Brasil hoje do que era uma década ou duas atrás. Como no meu país, os 'índios' (isto é, os químicos) fazem o trabalho de desenvolvimento da ciência em instituições acadêmicas, indústrias e laboratórios governamentais. Infelizmente, nem sempre aos 'índios' é permitido ter um papel significativo no planejamento de curto e longo prazo da política científica, direção, alocação de recursos, etc. Isso é deixado para os 'caciques'. 

Quais os pontos positivos e negativos de trabalhar no Brasil?
Para mim, o aspecto mais positivo de trabalhar como cientista no Brasil é poder trabalhar com brasileiros. O povo do Brasil é maravilhoso e a atitude geral dos brasileiros tem um efeito positivo na capacidade dos cientistas brasileiros de pensar de forma criativa, na minha opinião. O Brasil tem seus problemas – como o meu país agora, especialmente com o 'meu' Presidente – e parece que alguns deles continuarão por vários anos no futuro. No entanto, Chico Buarque resumiu meus sentimentos sobre os problemas no Brasil várias décadas atrás, quando ele cantou, '...apesar de você, amanhã há de ser outro dia...'. Mesmo com os problemas, o Brasil é um país maravilhoso. 

Em linhas gerais, sobre o que será sua conferência? O Senhor falará em Português? Quais suas expectativas para esta viagem? 
O titulo provavelmente será "De géis moleculares a polímeros. Onde estão as conexões?" Pretendo falar em português - com um sotaque horrível e muitos erros na escolha dos adjetivos dos substantivos. (O meu português não é tão bom quanto em algumas dessas respostas. Eu usei o 'Google Translator'.) 

Além disso, comecei minhas aulas no IQ / USP fazendo comentários feios sem perceber. Os alunos adoravam, mas eu não concordava! "Os gringos não sabem nada" foi minha avaliação do que eu vi no espelho, e ainda é. Se eu tiver sucesso durante esta visita, vou aprender muito com os outros conferencistas, discutir ciência, bater papo com velhos amigos e novos conhecidos... E pretendo beber umas caipirinhas. 

Poderia descrever alguns "breakthroughs" de sua carreira na área de materiais e fotoquímica?
O crédito para quaisquer avanços associados a mim deve ser entendido é devido à engenhosidade e ao talento dos estudantes com quem trabalhei e estou trabalhando. Tive muita sorte de poder interagir com muitos jovens maravilhosos. Juntos, desenvolvemos modelos para entender como cristais líquidos como solventes influenciam as rotas dos solutos nas reações térmicas e fotoquímicas. Isso levou a ver como as pequenas perturbações macroscópicas ou microscópicas afetam a ordem local em filmes de polímero limpos. Por SERENDIPIDADE, fomos capazes de entender (parcialmente por enquanto!) como algumas soluções diluídas podem ser transformadas em géis moleculares. Em suma, qualquer "avanço" que meu grupo tenha feito pode ser atribuído a uma combinação de curiosidade e sorte. 

Agora, estamos aplicando tipos diferentes de géis para limpeza e preservação de obras de arte. Essa é uma dimensão aplicada à ciência fundamental que se desenvolve ao longo de linhas paralelas. 

O Senhor afirma que tem tido sorte em sua carreira acadêmica. Há um ditado popular que diz "Cada um tem a sorte que merece". Poderia dar exemplos da sua sorte e contar o que faz para merecê-la? 
Não sei se alguém merece sorte. A sorte é só isso, sorte. Como eu mencionei, às vezes vem porque uma pessoa está disposta a explorar o inesperado, e às vezes o inesperado aparece. 

Esse é certamente o caso com nossa descoberta inicial de um tipo de géis moleculares. O estudante de pós-graduação, Yih-chyuan Lin, estava se preparando para realizar uma dimerização induzida fotoquimicamente... e a solução quente formou um gel bonito, forte e transparente à medida que esfriava - SERENDIPIDADE. Forçei Yih-chyuan a repetir o experimento quatro vezes, e então buscamos a literatura para achar um precedente. Finalmente, mudamos o seu projeto de pesquisa de doutorado para investigar como e por que o gel (e outros) estavam se formando. Quando apresentamos o manuscrito ao JACS, o editor, Sunney Chan, me chamou depois de um mês para dizer que não conseguiu encontrar um revisor, que leu o próprio manuscrito e decidiu aceitá-lo--SERENDIPIDADE. (Eu observo que nenhum outro editor já me ligou para dar boas notícias!) Mais tarde, meu grupo publicou uma comunicação em JACS sobre formação de géis iniciadas apenas por borbulhar o dióxido de carbono através de uma solução. Foi lido por Luigi Dei, professor da Universidade de Florença na Itália, que sugeriu que esses géis poderiam ser úteis na conservação de obras de arte. Estaria interessado em colaborar? - SERENDIPIDADE.

Outro exemplo de SERENDIPIDADE é a minha interação com Profa. Teresa Atvars da UNICAMP. Ela sugeriu que poderia passar uma parte do seu período sabático no meu laboratório. Infelizmente, eu estava indo sabático na Alemanha ao mesmo tempo! Ainda assim, ela veio e ajudou dirigir meu grupo enquanto eu estava fora. Isso levou a nossas interações científicas, examinando diferentes facetas da fotofísica de polímeros que continua até hoje. 

Seu grupo de pesquisas é multidisciplinar e formado por cientistas de diferentes níveis de formação e nacionalidades. É esta a chave do sucesso? 
Na minha opinião, a diversidade de origens e pensamento é uma vantagem definitiva na criação de um ambiente para fomentar novas ideias. Certamente não é o único elemento, e outros grupos podem ter outros métodos. Tive sorte de encontrar uma "fórmula" que funcione para mim.

Depoimentos sobre viver e trabalhar no Brasil: 

Eu comecei minha carreira acadêmica independente no IQ / USP durante um período de incerteza e esperança no País. A ditadura militar oprimia muitas facetas da liberdade de expressão, incluindo o controle da importação de computadores, ao mesmo tempo em que a economia estava prosperando. Pessoas do bairro da classe média baixa onde minha família vivia estavam comprando automóveis e geladeiras, e tentando conseguir telefones. Havia uma atmosfera de expectativa por uma vida melhor em todos os aspectos. 

Eu vim como parte de um projeto co-patrocinado pelo CNPq e pela US National Academy of Sciences. Isso me deu algumas vantagens significativas em relação aos professores brasileiros -- eu poderia importar equipamentos e produtos químicos com mais facilidade, por exemplo, e trouxe alguns professores de química americanos muito famosos periodicamente para visitar e oferecer conselhos. Orientei três doutorandos e trabalhei com dois pós-docs; todos foram excelentes. Depois de três anos, minha esposa e eu queríamos permanecer no Brasil permanentemente, mas problemas de saúde -- a poluição em São Paulo exacerbava a asma da minha esposa -- nos levou a decidir voltar para os EUA. 

Na USP fui professor em tempo integral (dei cursos de ensino no nível de pós-graduação, construi um laboratório de fotoquímica e orientei estudantes), já na Unicamp eu fui professor visitante. Lá, minhas interações são através de colaborações, especialmente com a professora Teresa Atvars. Outras interações levaram ao meu envolvimento com JBCS e Polimeros. 

Estudantes do meu laboratório em Georgetown passaram períodos prolongados na UNICAMP, e Teresa e estudantes da UNICAMP vieram ao meu laboratório. Como resultado das diferentes afiliações na USP e UNICAMP, e nos diferentes períodos das interações, é difícil compará-las. A UNICAMP já estava a caminho de ser uma instituição de classe mundial quando cheguei lá, a instrumentação e a infra-estrutura estavam muito à frente do que achei quando cheguei na USP e as interações e colaborações internacionais foram muito mais extensas. 

Entre estes dois períodos, fui um dos dois consultores científicos do Banco Mundial no PADCT. Eu poderia gastar páginas no que isso implicava, mas não vou. Basta dizer que eu considerei esse trabalho uma oportunidade de dar algo de volta ao Brasil. Para fazer isso, eu poderia, até certo ponto, influenciar a política científica a nível nacional, e tentei, à custa de ser nem sempre "bonzinho" com o governo. Eu poderia ter sido mais diplomático em várias ocasiões... 

Hoje, a USP e UNICAMP têm reputação internacional em química e outras ciências. Eu não tenho mais que descrever para cientistas da Europa, Índia e China, onde o Brasil está localizado em um mapa ou explicar que as duas universidades são excelentes. Progresso!! 

Cinco artigos relevantes

“Determination of Initial and Long-Term Microstructure Changes in Ultrahigh Molecular Weight Polyethylene Induced by Drawing Neat and Pyrenyl Modified Films”               
Luo, C.; Atvars, T. D. Z.; Meakin, P.; Hill, A. J.; Weiss, R. G. J. Am. Chem. Soc.2003125, 11879-11892.

“New Frontiers in Materials Science for Art Conservation. Responsive Gels and Beyond”
Carretti, E.; Bonini, M.; Dei, L.; Berrie, B. H.; Angelova, L. V.; Baglioni, P.; Weiss, R. G. Acc. Chem. Res201043, 751–760.

“Chemically Reversible Organogels via ‘Latent’ Gelators. Aliphatic Amines with Carbon Dioxide, and their Ammonium Carbamates”
George, M.; Weiss, R. G. Langmuir200218, 7124-7135.

"Photochemistry in Organized and Confining Media:  A Model"
Weiss, R. G.; Ramamurthy, V.; Hammond, G. S. Acc. Chem. Res. 199326, 530-536.

"Low-Molecular Mass Gelators of Organic Liquids and the Properties of their Gels"
Terech, P.; Weiss, R. G., Chem. Rev. 199797, 3133-3159.

Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)