Menu principal

41ª RA: Jovens terão workshop para debater questões da carreira

Iniciativa abre possibilidades inéditas para estudantes de graduação e pós

Uma das novidades da 41ª Reunião Anual da SBQ, a ser realizada em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de maio, é resgate do workshop da SBQ Jovem, em novo formato. Concebida para ser mais do que um fórum de debates para estudantes e jovens pesquisadores, a sessão tratará de quatro temas fundamentais para químicos em início de sua trajetória: Projetos, Carreira, Publicação Científica e Empreendedorismo. E depois da RASBQ, a SBQ Jovem terá um caráter permanente, focando nesses grandes temas.

"Precisamos investir nos mais novos, trazê-los para mais perto da Sociedade e mostrar como a SBQ é importante para aqueles que buscam crescer como cientistas", afirma o professor Fernando Carvalho (UFF), tesoureiro-adjunto da SBQ e um dos coordenadores do workshop. 

Cada tema terá um coordenador e um minicurso. "A ideia é que os participantes deste primeiro workshop se tornem 'embaixadores' da SBQ Jovem, ao levar para disseminar em suas cidades o conteúdo fornecido", explica Carvalho. 

O tema "Projeto" será coordenado pelo professor Paulo Zarbin (UFPR) e focará em métodos e estratégias de se alcançar financiamento em projetos nacionais e internacionais. "Publicação Científica" trará orientações estratégicas do professor Eliezer de Jesus Barreiro (UFRJ) para divulgação de trabalhos científicos e noções sobre a dinâmica do meio editorial científico. "Empreendedorismo", a cargo do professor Rochel Lago (UFMG), buscará despertar a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios envolvendo inovação e riscos. O tema "Carreira" está voltado para as opções de oportunidades de carreira envolvendo principalmente o setor produtivo e industrial e será capitaneado pelo prof. Fernando Galembeck (UNICAMP). 

O professor Diogo Montes Vidal (UFMG), outro coordenador do workshop, enfatiza a importância de ampliar a participação dos jovens na SBQ. "Percebo que estudantes de graduação costumam se aproximar da SBQ apenas a partir do momento que eles têm oportunidades em Iniciação Científica. Precisamos estimulá-los a serem mais ativos", observa. 

Vidal é um jovem pesquisador, há um ano orientando na UFMG – toda a sua formação foi na UFPR –, na área de produtos naturais. "Tive a sorte de conhecer a SBQ logo no meu segundo ano de graduação, e desde então participei de muitas RAs. Isso tem sido muito importante na minha carreira", conta. 

O Workshop SBQ Jovem será realizado dia 21 de maio. 
Faça sua inscrição (gratuita para participantes da RASBQ) até 12 de maio. 
Para mais informações: http://www.sbq.org.br/41ra/pagina/workshops.php 

Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)