Menu principal

41ª RA: Frank Glorius confirma primeira vinda ao Brasil

Químico alemão é especialista em catálise e tem estudado, entre outros tópicos, reações de ativação de ligação C-H

O químico alemão Frank Glorius é o primeiro conferencista internacional confirmado para a 41ª Reunião Anual da SBQ, a ser realizada de 21 a 24 de maio de 2018, em Foz do Iguaçu. Glorius, um dos pesquisadores mais citados entre 2014 e 2016 segundo o levantamento da Thomson Reuters, é professor de química orgânica na Universidade de Munster (Alemanha), onde coordena o "Glorius Research Group", que concentra suas pesquisas em catálise: reações de ativação de ligação C-H; catálise foto redox; organocatálise assimétrica; catálise metálica assimétrica; hidrogenação, dentre outros métodos. Na página do Twitter do Grupo está publicado o mote: "Catálise é uma ferramenta chave para a química verde, no presente e, mais ainda, no futuro."

"É minha primeira visita ao Brasil, e espero conhecer muitos químicos e aprender mais sobre a química feita no Brasil", disse Glorius ao Boletim SBQ. "Sei que cada vez mais se faz química de alta qualidade no Brasil, e que há numerosos bons cientistas, especialmente nas gerações mais novas. Será um prazer pessoal e científico." 

Glorius é um dos principais químicos em sua área, iniciou sua carreira independente em 2004 e em 2007 já era professor titular em Munster. É autor ou co-autor de 261 trabalhos em revistas de alto impacto internacional, tem índice h 79 e recebeu diversos prêmios internacionais e na Europa. Em 2014 foi reconhecido pelos alunos do Departamento de Química e Farmácia de Munster com o "Goldener Brendel", prêmio de excelência no ensino. "Trata-se de um líder internacional em vários tópicos de interesse de diversos pesquisadores nacionais e jovens recém-doutores", afirma o professor Giovanni Amarante (UFJF), tesoureiro da Divisão de Química Orgânica da SBQ, responsável pelo convite a Glorius. "Já havíamos o convidado antes, e dessa vez houve coincidência nas agendas. Sem sombra de dúvidas sua vinda neste momento representa uma excelente oportunidade para estabelecimento de parcerias, projetos e intercâmbio de estudantes." 

As divisões científicas da SBQ são responsáveis por sugerir nomes de químicos e cientistas para participarem das diversas atividades das Reuniões Anuais como conferências plenárias, minicursos, sessões coordenadas e temáticas. Para a 41ª RA, a DQO, que conta atualmente com 224 associados, terá um minicurso sobre fundamentos de catálise assimétrica, a ser ministrado pelos Professores Carlos Roque Duarte e Caio Costa Oliveira, ambos da UNICAMP. Além disso, uma sessão temática e um workshop estão sendo propostos pela divisão que deverá também organizar as já tradicionais sessões coordenadas da área. "A ideia é propiciar a apresentação das áreas de pesquisa de seis pesquisadores (dois sêniores, dois consolidados e dois jovens), além dos trabalhos de discentes inscritos na RA", explica o professor Mauricio Moraes Victor (UFBA), diretor da DQO. 

Página do Professor Frank Glorius: www.uni-muenster.de/Chemie.oc/glorius/
Página da DQO: www.sbq.org.br/organica/ 

Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)