Início

CONFIRA AS ATIVIDADES PROGRAMADAS DA DQM na 41a RASBQ!!

Nesta 41a Reunião Anual da SBQ a Divisão de Química de Materiais traz como conferencista convidado:

Moyses Araujo
Uppsala University, Uppsala, Sweden 

Materials Design for Energy Harvesting and Storage: Insights from First-principles Theory 

http://www.sbq.org.br/41ra/pagina/conferencias.php

Fiquem atentos à definição da grade de horários para não perder a oportunidade de prestigiar o Prof. Moyses!

Também teremos as seguintes atividades programadas durante o evento:

WORKSHOP: as divisões de Química de Materiais e de Catálise juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias Química (ABIQUIM) traz como primeira atividade da Reunião Anual um dos Workshops que abordará o tema: “Academia e Indústria em Busca da Inovação Tecnológica”. Este Workshop tem como objetivo integrar representantes da academia e da indústria para divulgar a produção acadêmica referente às temáticas de pesquisa e desenvolvimento e contextualizar os desafios da indústria para a inovação, já que existe uma aparente lacuna entre o que a Academia produz e o que as Indústrias Químicas esperam ou mesmo o mercado demanda. Dentro do evento que se inicia às 10 h do dia 21 de Maio (segunda), contaremos com os Pesquisadores Profa. Dra. Glaura Goulart da Silva, Departamento de Química, UFMG, com apresentação da palestra “Processo de Desenvolvimento de Produtos no Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CTnano)” e do Prof. Dr. Donato Aranda, Escola de Química, UFRJ, que irá ministrar sobre o tema “Avanços Recentes na Indústria Brasileira de Biodiesel e sua Interação com o Setor Acadêmico”. Após as falas dos Professores, finalizaremos com uma mesa-redonda que tem como tema central “Desafios da Indústria para a Inovação”, moderada pelo Prof. Dr. José Vitor Bomtempo (UFRJ) e contando com a participação dos Profs. Drs.  Oswaldo L. Alves (UNICAMP) Claudio J. A. Mota (UFRJ), e de Roberto Werneck (Braskem)Marcelo do Amaral (Globalyeast) representando as indústrias. A programação completa pode ser acessada no link: http://www.sbq.org.br/41ra/pagina/workshops.php.

As inscrições para o Workshop vão até o dia 12/05/2018 e devem ser feitas diretamente no e-mail cmronconi@icloud.com, da Profa. Célia Machado Ronconi, diretora da nossa Divisão.

SESSÃO TEMÁTICA: a Divisão de Química de Materiais promoverá no dia 24 de Maio, a partir das 10:10 h, juntamente com as Divisões de Química Inorgânica, Eletroquímica e Eletroanalítica e Química Analítica a Sessão Temática com o tema: “Energia: uma abordagem multidisciplinar”. Nesta sessão temática os palestrantes tratarão dos recentes avanços obtidos pela academia quanto ao tema energia. Pretende-se fazer um breve histórico das pesquisas no tema do ponto de vista multidisciplinar e apresentar as propostas mais recentes na busca por formas alternativas de energia. Os palestrantes convidados são: Profa. Dra. Ana Flávia Nogueira (UNICAMP), Prof. Dr. Marco Antônio Chaer do Nascimento (UFRJ), Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) e Prof. Dr. Roberto Manuel Torresi (USP).

SESSÕES COORDENADASComo a DQM foi a divisão com mais trabalhos inscritos (133) teremos duas Sessões Coordenadas nos dias 22 e 24 de maio no período da tarde. Confiram no site da 41a RASBQ a programação completa que será disponibilizada em breve.

SESSÕES DE PAINÉIS: A DQM também, devido ao grande número de trabalhos inscritos, terá três sessões de painéis, nos dias 22 e 23 de maio a partir das 18 horas e também no último dia do evento, dia 24, a partir das 13 horas! 

MINICURSOMétodos espectroscópicos avançados aplicados ao estudo de materiais a ser ministrado pela Profa. Dra. Maria Luiza Rocco Duarte Pereira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este minicurso visa atender à um público de pós-graduandos e graduandos em nível avançado para o aprofundamento dos seguintes tópicos: Métodos espectroscópicos baseados na interação de fótons (fontes convencionais e luz síncrotron) com a matéria. Fotoabsorção (NEXAFS). Fotoemissão (UPS e XPS). Espectroscopia Auger Ressonante (RAS). Princípios fundamentais e instrumentação. Aplicações. Mais informações no link http://www.sbq.org.br/41ra/pagina/minicursos.php.

 

Como podem ver a programação da DQM está bem intensa e cheia de atrativos! Não deixem de prestigiar!!!