Início

Edital e formularios PPENQ-SBQ GO

V Encontro Regional da SBQ Centro Oeste

O V Encontro Regional da SBQ Centro Oeste será cediado em Brasilia de 28 a 30 de março de 2022. Entretanto, em virtude da atual situação decorrente do aumento de casos de contágios por Covid 19, a organização do evento optou pela realização virtual da programação. Será uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos com grandes pesquisadores das mais diversas áreas da Química. Informações sobre prazos e valores no link. 

Esperamos vocês!

Últimas notícias

Regional Goiás

 

Edital nº 01/2020 – INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA PRIMEIRO EVENTO NACIONAL EM QUÍMICA (PENQ)

 

O Programa Primeiro Evento Nacional em Química (PENQ) é uma política de assistência estudantil da SBQ que visa criar condições de permanência e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e é destinado a estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação e/ou pós-graduação em Química ou áreas correlatas e que desenvolvam alguma atividade de introdução à pesquisa na grande área da Química.

 

1.    Informações gerais:

 

O objetivo do PENQ – SBQ-43ª é apoiar a participação de estudantes de graduação e/ou pós-graduação em seu primeiro evento científico, no caso presente, a 43ª RA Virtual da SBQ, como ouvintes, criando oportunidades dos estudantes selecionados entrarem em contato com a pesquisa científica realizada no país visando garantir um maior desenvolvimento do/da estudante no seu curso de graduação e/ou pós-graduação em Química.

 

Não serão concedidos recursos financeiros diretamente aos selecionados. A participação será por meio da isenção de taxa de inscrição na 43ª RA Virtual – SBQ. Os candidatos selecionados irão participar da reunião anual virtual do Sociedade de Brasileira de Química no primeiro ano e no segundo ano deverão participar da reunião de sua regional da Sociedade Brasileira de Química, na qual deverão apresentar suas experiências a futuros candidatos.

 

2.    Da inscrição:

 

2.1.        O PENQ dará prioridade a estudantes de graduação, preferencialmente, com maior necessidade econômica e a seguir, estudantes de pós-graduação (até 40% das vagas), sem bolsa, com a devida comprovação de necessidade econômica. Contudo, para os estudantes de graduação, é necessária uma prévia interação com interesse em metodologias científicas na área da Química e correlatas.

2.2.        As inscrições serão abertas no dia 5 de agosto de 2020 e devem se encerrar às 23h59 minutos do dia 16 de agosto de 2020.

2.3.        As inscrições devem ser realizadas, anexando o formulário de inscrição (Anexo I), documentos comprobatórios de renda familiar (Anexo I)declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados devidamente assinado (Anexo II), o currículo Lattes e o histórico escolar do candidato.

2.4.        Enviar a documentação para o endereço eletrônico sbq.regional.go@gmail.com a partir do dia 5 de agosto de 2020 até às 23h59 minutos do dia 16 de agosto de 2020.

 

3.    Das vagas:

3.1.        O número de vagas será de 15 selecionados. Porém, poderão ser abertas novas vagas por parte da diretoria da SBQ, de acordo com a demanda recebida de inscrições em cada uma das secretarias. Dessa forma, o resultado final deverá considerar os 15 primeiros selecionados e todos os outros classificados em ordem crescente.

 

4.    Da seleção:

4.1.        A Comissão de Avaliação será formada pela diretoria das Secretarias Regionais da SBQ e o resultado será referendado, pelo Secretário Adjunto, Secretário Geral e Presidente da Sociedade Brasileira de Química.

4.2.        Os critérios socioeconômicos utilizados são balizados pelo o Artigo 5º do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). E estarão respaldados pela declaração de autenticidade das informações fornecidas. 

4.3.        Os critérios científicos serão realizados por meio da análise do currículo Lattes, anexado ao formulário de inscrição. 

4.4.        Os pesos de cada um dos critérios de seleção estão descritos a seguir:

Quadro 1 – Critérios e Pesos.

Critério socioeconômico

Peso 3

Critério Científico

Peso 4

Critério Histórico Escolar

Peso 3

 

4.5.        As notas finais devem ser em uma escala de 0 a 10, com duas casas decimais. O critério de desempate é o socioeconômico.

4.6.        Os contemplados com as vagas serão notificados por e-mail informado no ato da inscrição, a partir do dia 17 de agosto de 2020. É de inteira responsabilidade do contemplado efetivar sua inscrição após notificação de vaga. 

4.7.        Havendo divergência nas informações fornecidas no ato de inscrição, o candidato será desclassificado.

 

5.    Considerações finais:

 

Aqueles estudantes selecionados, dentro do número de vagas disponibilizado, terão direito a participação nas atividades da 43ª RA Virtual, e mais dois minicursos, sendo um deles, da grade de programação científica, e outro, da grade de programação das empresas. Os estudantes selecionados não poderão submeter trabalhos científicos.

Os estudantes contemplados ainda se comprometem a apresentar relatos de suas experiências vivenciadas na reunião virtual da SBQ durante o 4º. Encontro da SBQ Regional Centro Oeste a ser realizado em Goiânia de 29 a 31 de março de 2021.  

 

 

 

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome do candidato

 

 

 

e-mail

 

Telefone

 

Data de Nascimento

 

CPF

 

Curso

 

Instituição

 

Ensino Fundamental

(   ) 

Público

(   )

Privado

(   ) 

Maior Parte Público

(   ) 

Maior Parte Privado

Ensino Médio

(   ) 

Público

(   )

Privado

(   ) 

Maior Parte Público

(   ) 

Maior Parte Privado

Renda Familiar per capta

(   )

< 1 salário mínimo

(   )

Entre 1 e 3 salários mínimos

(   )

> 3 salários mínimos

                     

 

Documentos comprobatórios: 

 

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, caso declare, de 2019, ano base 2018, acompanhada de recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, se não tiver ainda a Declaração 2020.

 

- Recibo de declaração anual de isento do imposto de renda pessoa física de 2019 e 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo II 

 

 

DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES E AUTENTICIDADE DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS

 

Eu, ________________________________________________, residente e domiciliado em__________________________________________________, inscrito no CPF sob o no. __________________, declaro, para fins de direito, sob as penas do art. 299 do Código Penal Brasileiro, que as informações e os documentos apresentados para inscrição junto ao Programa Primeiro Evento Nacional em Química da Sociedade Brasileira de Química Regional Goiás, Edital 01/2020, são verdadeiros e autênticos. 

E por ser esta a expressão da verdade, firmo o presente. 

____________, ________________________

  (Município)       (data) 

 

 

 

_________________________________

                                                                                                                 Assinatura 

 

 

V Encontro Regional SBQ Centro Oeste

VI Encontro Regional da SBQ CO
https://quimica.catalao.ufg.br/n/160655-vi-encontro-regional-da-sbq-centro-oeste-ersbq-co
05/08/2023 - 08:00 to 18:00
IV Encontro Regional SBQ Centro-Oeste
Universidade Federal de Goiás
29/03/2021 - 08:00 to 31/03/2021 - 18:45