Início

VII Encontro Capixaba de Química/ SBQ-ES: a missão de os químicos se veem como uma sociedade

Entre os dias 04 e 07 de Novembro de 2019 foi realizada  na ilha de Vitória no  ES mais  uma edição do Encontro Capixaba de Química, Encaqui/ SBQ-ES. Em meio a um cenário de incertezas que a ciência brasileira enfrenta, o VII Encaqui trouxe como missão o fortalecimento da química no Espírito Santo por meio da valorização de sua comunidade científica.

O trabalho de uma regional é de extrema importância para a ciência uma vez  que por meio dela ocorre a representabilidade de uma região a nível nacional. Logo, a comunidade científica tem a necessidade de se reconhecer como uma sociedade, pois este é o único meio no qual “os peixinhos podem pegar o tubarão”.

Com esse intuito, surgiu em 2008 o Encaqui, encontro capixaba de química, e a partir de 2010 com a reativação da regional SBQ-ES a atividade tornou-se o evento oficial da Regional do Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Química.

Os esforços direcionados para a realização do evento sempre trouxe grande êxito a comissão organizadora pois nas sete edições ocorridas o evento foi classificado como de alta qualidade , alcançando destaque nacional.

Neste ano, foram 218 inscritos oriundos dos estados do ES, MG, RJ, SP e AP. No total 127 trabalhos científicos foram apresentados, resultado do trabalho de pesquisa de 343 autores. Durante os quatro dias foram abordados temas pertinentes a sociedade mundial, tais como: energia, sustentabilidade, educação, meio ambiente, alimentos, entre outros. Sendo apresentadas e discutidas as contribuições para o desenvolvimento de recursos humanos por meio da química analítica, físico-química, química orgânica, química inorgânica e bioquímica.

Além da organização do do Encaqui/ SBQ-ES, a regional do Espírito Santo desenvolve outras atividades importantes para a comunidade científica e acadêmica. Entre essas  destacou-se a realização de seminários em ética científica, o curso de especiação química e bioacessibilidade de metais, o patrocínio de passagens para a participação de associados do ES para a quadragésima segunda Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química realizada em Joinville- SC, premiação do melhor trabalho de sócios da SBQ-ES com o auxílio de custo para participação da quadragésima terceira reunião anual da sociedade brasileira de química a ser realizada em Maceió, AL em maio de 2020 e o lançamento da tabela periódica interativa situada no roll de entrada do Núcleo de Competência em Química do Petróleo (LabPetro UFES)

Diante disso, o professor Norberto Nogueira, presidente da SBQ, e a professora Maria Tereza W.D. Carneiro, secretária da SBQ-ES; foram convictos em defender a importância da participação de profissionais e profissionais em formação na sociedade brasileira de Química, pois apenas por meio desta a química brasileira ganha voz e representabilidade  no cenário mundial.