Menu principal

Sessão Temática debaterá diversas etapas da produção dos fármacos na 39ª RA

Especialistas além dos laboratórios da academia vão debater ensaios pré-clínicos, planejamento e scale up, em evento coordenado pelas divisões MED, ORG e QPN

As divisões de Química Medicinal, Química Orgânica e Produtos Naturais organizaram conjuntamente a sessão temática "Da Criação ao Desenvolvimento de Novos Fármacos - Experiências e Desafios para a Química Brasileira", em que serão tratados aspectos importantes da produção de fármacos que normalmente passam longe dos debates na academia. 

"Nossa ideia é justamente trazer visões e experiências de etapas importantes na produção dos fármacos que acontecem além dos laboratórios de síntese", explica o professor Carlos Maurício R. Sant'Anna, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordenador desta sessão temática. Participarão da sessão temática representantes da indústria, dos laboratórios de ensaio e da Fiocruz. 

"Acreditamos que este formato pode ser útil para aproximar indústria – que vive uma crise criativa – e a academia, que reúne muitas cabeças pensantes e que podem prover soluções", afirma o professor Sant'Anna.

O professor João Batista Calixto, diretor do CIEnP (Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos, falará sobre "Estudos não clínicos necessários para levar uma molécula candidata ao desenvolvimento de medicamentos até a fase clínica". Calixto é graduado em Ciências Biomédidas, com mestrado e doutorado em Farmacologia. Foi um dos fundadores do Departamento de Farmacologia da UFSC e do curso de pós-graduação em Farmacologia da mesma universidade – de onde é professor aposentado. Há mais de 20 anos desenvolve pesquisa em parceria com as principais indústrias farmacêutica nacionais e internacionais. Possui 24 patentes no Brasil e no exterior (solicitadas e aprovadas) e participou do desenvolvimento de 04 produtos que estão atualmente no mercado. "Calixto tem uma experiência muito grande com a indústria e vai falar sobre as fases que antecedem os ensaios clínicos", conta o Professor Sant'Anna. 

Outro participante é o assessor da vice-presidência de produção e inovação em Saúde, da Fiocruz, Jorge Carlos Santos da Costa. Costa é graduado em Farmácia, mestre em Química dos Produtos Naturais e doutor em Biologia Celular e Molecular. "A Fiocruz tem experiência em scale up, uma etapa fundamental para que um novo fármaco seja de fato acessível pela população. E o Jorge tem mais de 20 anos de vivência na indústria farmoquímica", observa o coordenador da sessão temática. 
 

A terceira participante é a pesquisadora Gabriela Barreiro, graduada em Ciências Farmacêuticas, com doutorado em Química Orgânica Computacional. Ela trabalhou na Pfizer, nos EUA, por sete anos, no departamento de neurociências. Atualmente é gerente de desenvolvimento pré-clínico da Eurofarma na descoberta de fármacos. "Trata-se de uma pesquisadora jovem e ao mesmo tempo muito experiente no planejamento e na modelagem computacional de fármacos", ressalta o Professor Sant'Anna.

 

A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

 

Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ