Menu principal

SBQ em Goiás tem o desafio de crescer e estimular a pesquisa

Há um crescimento significativo dos cursos de Química no estado nos últimos anos

A secretaria regional da SBQ em Goiás já começa a se preparar para a 39ª. Reunião Anual, que ocorrerá em Goiânia de 30 de maio a 2 de junho de 2016. É a primeira vez que a região será sede do encontro, e este é um grande fator motivacional para a comunidade química local. "É um momento oportuno", afirma o professor Flavio Colmati Junior, do Instituto de Química, da Universidade Federal de Goiás, secretário regional da SBQ no estado. Ele conta que o estado tem observado um crescimento no número dos cursos de química e engenharia química nos últimos anos. Várias cidades do interior goiano já têm cursos de licenciatura, pelo IFG (Instituto Federal de Goiás): Anápolis, Inhumas, Itumbiara, Luziânia e Uruaçu. A UEG, Universidade Estadual de Goiás, também tem cursos de graduação em Anápolis (Licenciatura e Química Industrial) e Formosa (Licenciatura).

A participação de alunos de graduação nos eventos da SBQ é uma forma de introduzir os jovens no ambiente da pesquisa e fomentar o intercâmbio de ideias entre químicos de diferentes regiões. "Tenho falado com meus alunos sobre a importância de participar da SBQ. Acredito que para a 39ª. RA teremos um público maciço aqui de Goiás", conta o professor. Na última RA, realizada no final de maio, em Águas de Lindóia-SP, foram 47 inscritos de Goiás e 64 da região Centro-Oeste. O professor estima um potencial para 400 inscritos do estado no ano que vem. 

Atualmente a SBQ tem 52 associados em Goiás, sendo 31 pós-graduandos e professores e 21 alunos de graduação. Colmati acredita que a realização do Congresso da IUPAC 2017 no Brasil (em São Paulo de 9 a 14 de julho) será um fator motivador para o aumento do número de associados. "Nosso objetivo é comunicar cada vez melhor à comunidade os benefícios e as oportunidades em se associar à SBQ. No Ano Internacional da Química, em 2011, tivemos o maior número de associados nos últimos 10 anos: 138", lembra o professor. 

Goiás tem revelado alguns talentos e contribuído com os quadros nacionais da SBQ. A professora e pesquisadora da Faculdade de Farmácia da UFG, Carolina Horta Andrade, é tesoureira da Divisão de Química Medicinal da SBQ. Ela recebeu prêmios importantes recentemente, como o Para Mulheres na Ciência (2014), da Unesco e da L'Oreal e o International Rising Talents este ano. Wendell Coltro, professor do IQ-UFG e vice-secretário da Regional de Goiás, foi recentemente premiado pela Royal Society of Chemistry, pelo MIT Technology Review e pela SBQ (prêmio Química Nova para Jovens Autores). Luciano Moraes Lião, também da UFG é o vice-diretor da Divisão de Produtos Naturais da SBQ.

 

A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016. Reserve sua agenda. Juntos, vamos fazer mais uma grande RA!

 

Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ

Link da notícia