Menu principal

Dourados recebe primeiro encontro regional da SBQ-MS

Mais de 300 químicos reuniram-se em Dourados, para debater os rumos da ciência e da tecnologia no Cerrado. Reunião foi preparatória para a RASBQ que será realizada em Goiânia

 

A comunidade química do Mato Grosso do Sul realizou, no início de outubro, a I Reunião Regional Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Química (I RSBQ-MS). Foram mais de 300 participantes que se reuniram por três dias, em Dourados, no sul do estado, para debater os temas mais importantes na química na região. O tema do evento foi "Educação, Ciência e Tecnologia no Cerrado: onde estamos e para onde vamos".

"Temos no Cerrado um desafio que é conciliar as oportunidades geradas pela biodiversidade local com a vinda de mais empresas para que nossos químicos não sejam 'exportados'", declarou o prof. Nelson Luís de Campos Domingues (UFGD), secretário da SBQ-MS, e organizador do evento. 

A I RSBQ-MS teve como sede a Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD e foi uma realização conjunta com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS. Foram mais de 300 inscritos para 15 conferências, 15 minicursos e uma sessão de trabalhos com 188 pôsteres.

"Estamos todos muito animados com a realização da 39ª. RASBQ aqui no Centro-Oeste. Penso que este encontro foi uma boa preparação para que consigamos ter um grande número de sulmatogrossenses presentes em Goiânia no ano que vem", afirmou o Prof. Nelson Luís. 

Segundo ele, um dos principais benefícios da realização da I RSBQ-MS é o fato de os alunos e professores poderem conhecer melhor o que faz a SBQ bem como da importância de uma Regional aqui no MS. "Queremos agregar os químicos do estado cada vez mais em torno da SBQ, e com a realização deste evento – que não deixa de ser uma preparação para a 39ª. RA – conseguimos passar a mensagem dos benefícios de fazer parte da Sociedade", contou o professor. 

Estiveram presentes químicos de seis estados, e o presidente da SBQ, prof. Adriano D. Andricopulo, também participou. "Gostei de ver o ânimo do pessoal com a realização deste primeiro encontro. Tantos alunos quanto professores procuraram tirar o máximo do encontro científico, que apresentou trabalhos de alto nível. Deu para sentir que teremos uma RA com forte presença do estado", observou.

 

A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)

Link da notícia