Menu principal

Biotecnologia Industrial em debate na 39ª RA

Sessão temática sobre inovação terá promoverá diálogo entre a indústria química e a academia

A presença da indústria química na 39ª Reunião Anual da SBQ, de 30 de maio a 2 de junho, em Goiânia, será marcada por uma sessão temática que reunirá representantes de diferentes indústrias e do Senai, para tratar do tema Biotecnologia Industrial. A sessão foi concebida pela comissão de tecnologia da Abiquim, Associação Brasileira da Indústria Química, e tem o objetivo de explorar as possibilidades de interação entre indústria e academia num dos aspectos mais atuais da inovação do ponto de vista industrial.

"Biotecnologia é um tema de importância crescente e um segmento que tem merecido investimentos das indústrias químicas", afirma Fernando Tibau, gerente de inovação e assuntos regulatórios da Abiquim e coordenador da Sessão. "O Brasil tem uma vocação grande por conta de sua imensa biodiversidade e pela presença consolidada de alternativas ao petróleo", explica o químico.

Tibau enfatiza a importância para a Abiquim de estar presente à Reunião Anual da SBQ, no sentido de estreitar os laços entre as indústrias e as universidades. "É importante lembrar que inovação só acontece de fato com a participação de universidades, governo e indústria. Para nós, é importante conhecer as linhas de pesquisa em que as universidades brasileiras investem, assim como mostrar nossas necessidades ao ambiente universitário", salienta Tibau. 

Participarão da Sessão Temática "A Reinvenção da Química Através da Biotecnologia Industrial", profissionais que têm trabalhado este tema no seu dia-a-dia: Alessandro Rizzatto, do Grupo Solvay, Matheus Antunes Guimarães, da empresa Fibria, e Luiz Carlos Ferracin, do Instituto Senai de Inovação. 

A Solvay inaugurou no ano passado, em Paulínia (SP), o Laboratório de Biotecnologia Industrial, IBL na sigla em inglês. O laboratório tem como foco principal a pesquisa de novos processos e moléculas derivados da biomassa e a sua transformação em soluções inovadoras para atender aos mercados de atuação da empresa. 

A Fibria é líder mundial na produção de celulose de eucalipto, com fábricas e plantios nos estados do Sudeste, mais MT e BA. Em 2012 firmou uma aliança estratégica com a empresacanadense Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa. 

Os Institutos SENAI de Inovação têm como objetivo principal aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, com a criação de soluções inovadoras para a indústria de grande, médio e pequeno porte.

 

A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

 

Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ