Menu principal

Yaghi apresenta na 38ª RA estruturas que podem estocar hidrogênio, metano ou CO2

"Vejo um mundo escondido e fascinante por trás daquilo que enxergamos na superfície. Desenhos e estruturas que se movem, colidem, reagem e formam coisas úteis para nós" Prof. Omar Yaghi

Ele está cotado para conquistar o Nobel de Química por suas pesquisas sobre como agrupar moléculas em estruturas maiores, capazes de armazenar combustível, como hidrogênio ou metano, ou mesmo reter gases como o dióxido de carbono proveniente de combustão, antes deste chegar à atmosfera. Omar M. Yaghi, professor titular da Universidade de Berkeley é talvez o maior especialista em MOFs (metal organic framework) e COFs (covalente organic frameworks), estruturas porosas que alcançam enormes valores de área superficial, na ordem de 10.000 m2/g e podem mudar substancialmente os efeitos negativos da geração de energia a partir da queima de combustíveis: a poluição do ar.

Prof. Yaghi acaba de confirmar presença na 38ª RASBQ. Nascido em Amã, na Jordânia, Yaghi descobriu seu futuro na ciência a caminho da escola. Ele ia a pé e passava pelo grande mercado da cidade, onde via carcaças de animais à venda. Passou a se interessar pela estrutura e a funcionalidade das coisas. Um dia entrou furtivamente na biblioteca da escola, ainda fechada, e começou a folhear um livro onde viu uma molécula de água representada pelo modelo de esferas e bastões: "a partir dali, passei a ver estruturas", afirma o Professor. "Vejo um mundo escondido e fascinante por trás daquilo que enxergamos na superfície. Desenhos e estruturas que se movem, colidem, reagem e formam coisas úteis para nós", descreve.

De fato, suas pesquisas com espécies hoje denominadas de MOFs estão sendo dimensionados para grandes escalas de modo a ganhar aplicabilidade na indústria de gás natural e combustível, por exemplo, na geração de energia mais limpa. "O trabalho do químico consiste em entender a natureza e trazer seus conceitos para o mundo sintético de modo a tornar nossa vida melhor."

Yaghi mudou-se para os EUA aos 15 anos por insistência do pai. Mesmo sabendo pouco o Inglês, conseguiu fazer os estudos do ensino médio no interior de Nova York, e logo entrou para a Universidade de Albany. Fez o doutorado na Universidade do estado de Illinois, e o pós-doutorado na Universidade de Harvard. Trabalhou nas universidades de Arizona State, Michigan e UCLA antes de chegar em Berkeley. Ganhou dezenas de prêmios da comunidade científica e tem cerca de 200 artigos publicados, com média de mais de 300 citações por artigo que reflete em um índice h de 98 e mais de 60.000 citações. O Prof. Yaghi foi recentemente nomeado Editor Associado no importante periódico Journal of the American Chemical Society.

Para mais informações sobre o Prof. Yaghi e sua pesquisa, veja: http://yaghi.berkeley.edu/index.html

Para uma entrevista com o Prof. Yaghi, veja: https://www.youtube.com/watch?v=9peTAMkhFJI

Artigos sugeridos para conhecer o trabalho da Prof. Yaghi:

“Topological Analysis of Metal-Organic Frameworks with Polytopic Linkers and/or Multiple Building Units and the Minimal Transitivity Principle”,
M. Li, D. Li, M. O'Keeffe, O. M. Yaghi, Chemical Reviews 2014, 114, 1343.

“The Chemistry and Applications of Metal-Organic Frameworks”,
H. Furukawa, K. E. Cordova, M. O'Keeffe, O. M. Yaghi, Science 2013, 341, 974.

“Reticular synthesis and the design of new materials”, O. M. Yaghi, M. O'Keeffe, N. W. Ockwig, H. K. Chae, M. Eddaoudi, J. Kim, Nature 2003, 423, 705.

“Hydrogen storage in microporous metal-organic frameworks”, N. L. Rosi, M. Eddaoudi, D. T. Vodak, J. Eckert, M. O'Keeffe, O. M. Yaghi, Science 2003, 300, 1127.

“Systematic design of pore size and functionality in isoreticular MOFs and their application in methane storage”, M. Eddaoudi, J. Kim, N. L. Rosi, D. T. Vodak, J. Wachter, M. O'Keeffe, O. M. Yaghi, Science 2002, 295, 469.

A 38ª Reunião Anual da SBQ será no Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP de segunda, 25/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015.

Curta a página da 38a Reunião Anual da SBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos faremos uma grande reunião anual!

Fonte: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ) e Profa. Shirley Nakagaki (UFPR, Divisão de Química Inorgânica da SBQ)