Menu principal

A Origem da Homoquiralidade nos Seres Vivos: Donna Blackmond discute o tema

Nos seres vivos, as moléculas quirais são originadas em reações mediadas por enzimas e, assim, são obtidas de forma enantiomericamente pura. Durante a evolução, a geração de amino ácidos na configuração L e da ribose na configuração D, ambos de forma homoquiral não pode ter ocorrido de maneira espontânea a partir de formaldeído, amônia, HCN e água, pois reações químicas produzem uma mistura racêmica em um ambiente aquiral. Sabendo que o ambiente pré-biótico seria certamente aquiral, como a homoquiralidade pode ter surgido? E por que haveria um favorecimento de L-amino ácidos e D-açúcares? Este intrigante e fascinante problema será o tema da palestra da conceituada Profa. Donna Blackmond durante a 38ª RASBQ.

"O tema de minha palestra será justamente 'Modelos para Origem da Homoquiralidade Biológica', em que buscamos entender como a homoquiralidade se deu. Isso é importante para aprimorarmos o conhecimento sobre processos biológicos e a complexidade molecular da vida", explicou a Profa. Blackmond ao Boletim da SBQ. "Estou muito animada para minha ida ao Brasil, país que visitei há 30 anos. Fico pensando no que terá mudado nesse tempo", declarou.

Tida como uma das maiores especialistas em Físico-Química Orgânica, ela é autora de mais de 140 publicações, citada cerca de 5.500 vezes, e dizem que se lembra dos números de telefone de todos os amigos desde a infância. Desenvolveu técnicas de monitoramento de reações catalíticas que são empregadas na indústria.

Donna nasceu em Pittsburgh (EUA), no estado da Pensilvânia, cidade conhecida pelo aço e a indústria siderúrgica. Quis seu pai, um engenheiro elétrico, que os filhos também se tornassem engenheiros e – para a sorte da Química – ela seguiu seus conselhos. Formou-se engenheira química em 1981 e três anos depois já conquistava o título de PhD, pela Universidade Carnegie Mellon.

Depois de lecionar por quase uma década em Pittsburgh, juntou-se à Merck, onde foi diretora de pesquisa por três anos e tornou os processos catalíticos mais eficientes. Nessa época entrou a fundo na questão da homoquiralidade. Em 1995 mudou-se para a Alemanha onde rapidamente aprendeu a língua desconhecida para lecionar no Max Planck Institute. Na virada do milênio estava na Inglaterra onde pesquisou e lecionou na Universidade de Hull e no Imperial College de Londres. Voltou aos EUA em 2010 para o Scripps Research Institute.

Apreciadora das artes, Donna é versada em Shakespeare e costuma citar Lewis Carroll em suas palestras.

Para mais informações sobre a Profa. Donna Blackmond:
http://www.scripps.edu/blackmond/about.html

https://www.youtube.com/watch?v=PQAKm4txdGs

Artigos sugeridos para conhecer o trabalho da Profa. Blackmond:

“On the Origin of Single Chirality of Amino Acids and Sugars in Biogenesis”, D. Blackmond, J.E. Hein Acc. Chem. Res. 2012, 45, 2045. Special issue on Origins of Chemical Evolution, invited review

"Clarification of the Role of Water in Proline-Mediated Aldol Reactions", D. Blackmond, N. Zotova, A. Franzke, A. Armstrong J. Am. Chem. Soc. 2007, 129, 15100.

"Thermodynamic Control of Asymmetric Amplification in Amino Acid Catalysis", D. Blackmond, M. Klussmann, H. Iwamura, S .P. Mathew, D. H. Wells, Jr., U. Pandya, A. Armstrong Nature, 2006, 441, 621.

"Reaction Progress Kinetic Analysis: A Powerful Methodology for Mechanistic Studies of Complex Catalytic Reactions", D. Blackmond Angew. Chem. Int. Ed. 2005, 44, 4302. Invited Review article, cover feature.

A 38ª Reunião Anual da SBQ será no Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP de segunda, 25/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015.

Curta a página da 38a Reunião Anual da SBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos faremos uma grande reunião anual!

Fonte: Mario Henrique Viana (AllComm)