Menu principal

Nobel de 2004, Ciechanover confirma presença na Reunião Anual da SBQ

Nobel de 2004, Ciechanover confirma presença na Reunião Anual da SBQ

"Eu amo a Ciência. Não considero que tenho um emprego. Penso que todo dia acordo e vou fazer o que eu gosto"

Cientista israelense desvendou os segredos da ubiquitina, possibilitando novas formas de tratamento para o câncer

Aaron Ciechanover, vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2004, confirmou presença na 38ª. Reunião Anual, que será realizada em maio de 2015, em Águas de Lindóia. Teremos uma Sessão com o Nobel nos moldes das anteriores, com tempo para uma discussão informal com este ilustre palestrante. A sua pesquisa premiada – realizada em conjunto com o colega Avram Hershko, do Instituto Tecnológico de Haifa, e o norte-americano Irwin Rose, da Universidade da Califórnia – desvendou como ocorre o processo de degradação celular de proteínas mediado por ubiquitina.

A importância desta descoberta está em permitir que se compreenda como a célula controla uma série de processos bioquímicos fundamentais, como divisão celular, reparos de DNA, replicação de genes e produção de novas proteínas. E a partir daí surge uma nova forma de tratamento para doenças como o câncer, baseada no perfil genético de cada indivíduo.

Ciechanover e seus colegas conseguiram dar vida nova ao combate ao câncer. O cientista acredita que a sociedade vive atualmente o que chama de "terceira revolução da medicina", ou a "Era da Medicina Personalizada". Em entrevista publicada pela revista Ciência Hoje (em setembro de 2013), Ciechanover explica que a terceira revolução "começou com a capacidade de sequenciar DNA e, depois, todo o genoma humano, mas este foi um projeto de bilhões de dólares que durou vários anos para sequenciar um perfil genético individual. Hoje, já estamos sequenciando o genoma de vários indivíduos e provavelmente, num futuro próximo, poderemos fazê-lo em algumas horas e por algumas centenas de dólares. Mas o genoma é só começo; precisamos também mapear os perfis proteico e metabólico – o proteoma e o metaboloma. Contudo, mapear por si só não ajuda – saber o caminho do inferno só é útil se você souber como bloqueá-lo. O grande desafio será desenvolver, a partir dessas informações, drogas que, junto com a identificação e caracterização de marcadores moleculares para as várias doenças, modularão a atividade desses alvos biológicos. Com o perfil genético do paciente e o mecanismo de ação da droga poderemos não apenas escolher o medicamento mais apropriado como também saber se aquela pessoa terá alguma reação adversa. Muitas pessoas morrem de choque anafilático porque não temos como prever esses efeitos colaterais. Só nos Estados Unidos, as reações adversas a medicamentos estão entre a quarta e a sexta causa de mortes, dependendo do estado."

Ele nasceu em Haifa, no protetorado britânico da Palestina, em 1947, poucos meses antes de Israel ser criado e sobreviveu a uma guerra sangrenta em seus primeiros anos. Apaixonou-se pela biologia nas colinas, onde colhia flores que deixava secar dentro de um antigo Talmude babilônico de seu irmão. Depois vieram tartarugas e lagartas. Ganhou seu primeiro microscópio aos 11 anos a não parou mais de estudar a natureza. "Eu amo a Ciência. Não considero que tenho um emprego. Penso que todo dia acordo e vou fazer o que eu gosto", costuma dizer.

Mas no começo, foi incentivado pela necessidade de um bom emprego que Ciechanover entrou na faculdade de medicina, com a ideia de posteriormente servir nas Forças Armadas de Israel. E foi o que fez. Depois de alguns anos, para completar a faculdade, precisava fazer uma espécie de residência, e ficou sabendo que o bioquímico Avram Hreshko, que havia completado seu pós-doutorado na Califórnia e estava voltando a Haifa para montar um Departamento de Bioquímica. E assim começou a longa parceria entre os colegas e amigos.

Formado médico, fez pós-doutoramento no Departamento de Biologia Whitehead Institute, do Massachusetts Institute of Technology, no início dos anos 80.

Para saber mais sobre Aaron Ciechanover:
Nobelprize.org: Aaron Ciechanover - Facts

Technion - Israel Institute of Technology - Departament of Biochemistry: Professor Aaron Ciechanover

A conversation with Aaron Ciechanover:
http://www.jci.org/articles/view/71859

Sugestão de artigos iniciais para conhecer o trabalho de Ciechanover:

“The ubiquitin system”, A. Hershko, A. Ciechanover, Annual Review of Biochemistry 1998, 67, 425.

“The ubiquitin-proteasome proteolytic pathway: Destruction for the sake of construction”, M. H. Glickman, A. Ciechanover, Physiological Reviews 2002, 82, 373.
“The Ubiquitin-Proteasome Proteolytic Pathway”, A. Ciechanover, Cell 1994, 79, 13.

“The Ubiquitin System for Protein-Degradation”, A. Hershko, A. Ciechanover, Annual Review of Biochemistry 1992, 61, 761.

“PH and The Recycling of Transferrin During Receptor-Mediated Endocytosis”, A. Dautryvarsat, A. Ciechanover, H. F. Lodish, Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 1983, 80, 2258.

A 38ª Reunião Anual da SBQ será no Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP de segunda, 25/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015. Para detalhes do evento, visite: http://www.sbq.org.br/38ra/

Curta a página da 38ª RA e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

Fonte: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)