Menu principal

Águas de Lindóia e a celebração da Química

Cada vez que a Sociedade Brasileira de Química se reúne em Águas de Lindóia-SP, impossível não lembrar de Marie Curie, a polonesa que ganhou dois prêmios Nobel de Física e um de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos Rádio e Polônio. (Materiais interessantes da Profa. Maria D. Vargas, da Universidade Federal Fluminense e do Prof. Robson Fernandes de Farias, da Universidade Federal de Roraima, sobre Marie Curie e as mulheres na ciência, estão indicados abaixo.)

Madame Curie visitou o Brasil em 1926 e a curiosidade inata do cientista a levou a conhecer as fontes radioativas de Termas de Lindoya, que na época era uma estância de três hotéis administrada pelo médico italiano Francisco Tozzi. Acompanhada por químicos de São Paulo, Curie passou um dia por lá: visitou os hotéis, os pavilhões de banho, os locais de engarrafamento das águas, as fontes Santa Filomena e São Roque e os salões de emanações.

Sua visita ao Brasil durou mais de 40 dias. Esteve em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, viagem esta que foi inspiração para um artigo dos professores Cássius Klay Nascimento e João Pedro Braga, do Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais, em que tratam da história da radiologia no Brasil, bem como de aspectos da viagem (ver abaixo).

A ocupação da região sobre o Maciço de Guaxupé, Complexo Amparo, com rochas formadas há cerca de 2 bilhões de anos, começou no início do século 18, quando foi dada em sesmaria a Manuel de Castro, a terra do Ribeirão de Águas Quentes. Lá viviam índios Caiapós, quando os bandeirantes abriam caminhos rumo ao interior. Em meados do século 19 a região seria ocupada por vastas fazendas de café e atrairia a migração, sobretudo de italianos.

Tozzi, formado em medicina em Nápoles, chegou ao Brasil em 1900. Vivia em Serra Negra quando viu a cura de um eczema na perna do seu tio-padre, então pároco em Lindóia, pelas águas que jorravam num morro, próximo às Fazendas do Pelado. Ao saber que as terras estavam em leilão, adquiriu-as e começou as atividades para desenvolver a prática dos banhos termais.

Tozzi morreu em 1937, e no ano seguinte, por conta dos esforços de seu genro, também médico, Vicente Rizzo, Termas de Lindoya conseguia a emancipação político-administrativa de Serra Negra. Em 1946, o governador Macedo Soares, resolveu desapropriar as fontes e áreas de terra que as circulavam. Neste ponto foi criado o Balneário Municipal (na época de criação era estadual), com projeto do arquiteto Oswaldo Bratke e colaborações do paisagista Burle Marx e do artista Lívio Abramo.

Conta o site do Balneário Municipal que com a desapropriação, o acesso do público à sala das emanações foi fechado. “Atualmente a piscina fica dentro de uma sala totalmente vedada, visível por uma pequena janela dentro do Balneário Municipal. Pode-se ver ainda o fundo de rochas, e todo o ambiente é aquecido. A água, cristalina, com temperatura de 30°C, brota de uma fenda com um quilômetro de profundidade.”

Os descendentes de Tozzi criaram um museu virtual com imagens, vídeos e histórias das termas e da cidade (ver abaixo).

É neste cenário que por si é uma aula e um laboratório, que de 25 a 28 de maio de 2015 será realizada a 38ª. Reunião Anual da SBQ. O rol de palestrantes internacionais confirmados é de peso, como tem mostrado este Boletim. “Graças ao esforço das comissões organizadora e científica, a 38ª. RASBQ irá reunir um seleto grupo de pesquisadores que estão atuando na fronteira do conhecimento. Não será surpresa se nos próximos anos um deles ganhar o prêmio Nobel. Contudo, o mais importante é a participação de alunos e pesquisadores de todo o Brasil”, afirma Luiz F. Silva Jr, secretário geral da SBQ e presidente da Comissão Organizadora da 38ª RA. São esperados cerca de 2.500 participantes para a próxima RA.

Hoje Águas de Lindóia é um movimentado centro turístico, com dezenas de hotéis e vasta oferta de atividades de lazer. Passeios de triciclos e quadriciclos podem ser feitos no Sítio 7 Quedas, que fica próximo ao Morro Pelado, e existem vários mirantes e trilhas, que podem ser indicados pelos hotéis locais. Também constam do cardápio local cavalgadas, passeios a jipes, e visita a um velho engenho de pinga. Em frente ao Hotel Monte Real, sede da 38ª. Reunião Anual da SBQ, fica a Praça Adhemar de Barros, projetada pelo paisagista Burle Marx, que é um ótima opção para corridas e caminhadas.

Leitura complementar
Maria Vargas: A contribuição de Marie Curie para a ciência e um olhar sobre o papel das mulheres cientistas
http://www.fapesp.br/eventos/2011/11/quimica/vargas.pdf

Robson Fernandes de Farias: As mulheres e o Prêmio Nobel de Química
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc14/v14a06.pdf

Kássius Clay Nascimento e João Pedro Braga: Aspectos históricos da visita de Marie Sklodowska Curie a Belo Horizonte
http://www.scielo.br/pdf/qn/v34n10/v34n10a26.pdf

Museu Virtual Dr. Tozzi
http://www.museuvirtualdrtozzi.com.br/

Para informações turísticas sobre Águas de Lindóia
http://www.aguasdelindoia.com.br/

Portal do Balneário
http://www.balnearioaguasdelindoia.com.br/index.php

A 38ª Reunião Anual da SBQ será no Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP de segunda, 25/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015.

Curta a página da 38ª RA e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos faremos uma grande reunião anual!

Fonte: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)

Sobre a foto: Marie Curie em sua chegada Águas de Lindóia. (Foto: Prefeitura de Águas de Lindóia)