Editorial

Caros colegas,

Em 2014, todos os olhos e ouvidos da Química brasileira estarão voltados para Natal-RN. A beleza estonteante da capital Potiguar será um atrativo extra, e um cenário perfeito para receber a 37ª. edição do maior evento da Química brasileira, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Entre os dias 26 e 29 de maio de 2014, o grande contingente de estudantes, pós-graduandos, professores, pesquisadores, técnicos, profissionais da indústria e simpatizantes da Química estarão reunidos no Centro de Convenções de Natal, discutindo, apresentando trabalhos, trocando experiências, fazendo contatos, e celebrando a Química em todas as suas particularidades.

O tema central da 37ª. RASBQ - “O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade”, não poderia ser mais adequado à realidade atual do país e do mundo. Estes aspectos permearão várias atividades da RASBQ, e serão profundamente debatidos em um simpósio especial, coordenado pelo Presidente da SBQ, Prof. Vitor Francisco Ferreira, e com a participação de Dieter Miers (DECHEMA), Fernando Figueiredo (Presidente da ABIQUIM) e Martim Francisco de Olivera e Silva (BNDES).

A programação científica da 37ª. RASBQ está à altura da paisagem, e como ponto de destaque, teremos uma sessão especial com o ganhador do prêmio Nobel de Química de 1996, Prof. Harold Kroto. Nesta sessão o Prof. Kroto fará uma conferência seguida de um “bate-papo” com a plateia, sobre diferentes aspectos relacionados ao fazer ciência, e suas relações com a sociedade. Sem dúvida alguma a presença do Prof. Kroto na nossa RASBQ será um grande diferencial, e uma oportunidade ímpar para que nossos estudantes e pesquisadores tenham acesso a um dos maiores pesquisadores da Química mundial. Além de um grande cientista, o Prof. Kroto é conhecido por ser um grande humanista, e pela sua dedicação aos diferentes aspectos relacionados à melhoria da educação, em todos os níveis. Suas apresentações mundo afora encantam as mais experientes plateias, e não é exagero prever que sua passagem pela RASBQ ficará marcada na história das nossas Reuniões Anuais.

A conferência de abertura da 37ª. RASBQ será ministrada pelo Prof. Osvaldo Antonio Serra (USP-RP). O Prof. Serra dispensa apresentações: foi sócio fundador da SBQ, pesquisador internacionalmente reconhecido, e é uma das presenças mais constantes e ativas das nossas Reuniões Anuais. Teremos ainda 18 conferências convidadas (com conferencistas dos EUA, Inglaterra, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, e logicamente do Brasil); 4 sessões temáticas interdivisionais; 12 mini-cursos; 3 sessões de painéis; 21 sessões coordenadas; 7 workshops; uma sessão de lançamento de livros; uma sessão de homenagens; assembleias divisionais e regionais; a assembleia geral ordinária, e vários eventos sociais! Teremos ainda o lançamento do belíssimo vídeo “SBQ: uma visão histórica”, onde a história da SBQ é contada através de depoimentos de seus ex-presidentes e sócios fundadores.

Seguindo a receita de sucesso implementada na reunião passada, as sessões coordenadas serão mantidas no formato ampliado, e as seis divisões com maior número de trabalhos submetidos terão duas Sessões Coordenadas, garantindo um número maior de resumos submetidos que foram escolhidos para apresentações orais! É importante relembrar que cada Sessão Coordenada terá ainda a apresentação de três pesquisadores convidados, enriquecendo ainda mais o nível científico das mesmas. A 37ª. RASBQ assistirá ainda o início das atividades da Sessão de “Química Verde”, recém-criada pela Diretoria e Conselho da SBQ.

Finalmente, a 37ª. RASBQ será marcada também pela mudança na gestão da SBQ, onde uma nova Diretora, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal serão empossados, durante a Assembleia Geral Ordinária, para gerirem a SBQ no biênio 2014/2016.

Uma Comissão Organizadora nacional, com o apoio inestimável de uma Comissão Organizadora local, todo o staff da SBQ e os membros da Diretoria e Conselho, não têm poupado esforços para a realização de um evento à altura da nossa Sociedade! Em nome desta equipe, faço votos que todos estes esforços se transformem em realizações concretas, e desejo a todos os participantes um excelente encontro!

Aldo J. G. Zarbin
Secretário Geral da SBQ
Presidente da Comissão Organizadora da 37ª. RASBQ

Realização





Apoio












2014 © Todos os direitos reservados a Sociedade Brasileira de Química
Adaltech