Faltam dias para o XXVI CLAQ e 27a. RASBQ
XXVI CLAQ e 27a RASBQ

Editorial


O XXVI CONGRESO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA e a 27ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (XXVICLAQ/27ªRASBQ), organizados pela Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas (FLAQ) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), ocorrerão na cidade de Salvador - BA, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2004.

Desde a sua criação em 1924, o Congreso Latinoamericano de Química foi realizado no Brasil em 1937 e em 1984. Em 2004 será, portanto, a terceira oportunidade que temos de receber os colegas Químicos e as Associações de Química da América Latina.

Quando da primeira visita, em 1937, o Brasil vivia a era pós-revolução constitucionalista de 1930 e os fatos mais significativos para a Química, naquela época, foram a criação da Escola Nacional de Química que, em 1937, foi incorporada à Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro e da Sub-secção de Ciências Químicas, que viria a ser o Departamento de Química da recém criada Universidade de São Paulo. Naquela época foram firmadas as bases para a criação do ensino pós-graduado em Química no país.

Quando da segunda visita, o Brasil vivia o período de "abertura da ditadura militar" e a "palavra de ordem", no país, era "diretas já"! A Sociedade Brasileira de Química contava com sete anos desde a sua criação e a pesquisa e a pós-graduação em Química no País floresciam num ritmo suave: existiam 21 cursos de pós-graduação, formando cerca de 113 mestres por ano e 11 cursos que formavam cerca de 36 doutores por ano. Os principais marcos deste período foram: i) o Segundo Plano Nacional de Pós-graduação que visava ampliar o sistema e consolidar mecanismos de avaliação e acompanhamento, que foram cruciais para o crescimento da pós-graduação no Brasil; ii) o Plano de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) que foi um dos principais vetores para o crescimento exponencial da área de Química na década de 1990.

O cenário de 2004 é de esperança. O país vive neste momento a plenitude democrática e a "palavra de ordem", do momento, é "crescimento já"! A Química brasileira atingiu um alto nível de consolidação: existem 41 programas de pós-graduação distribuídos pelo país formando cerca de 400 mestres e 300 doutores por ano (dados de 2001). A produção científica que, em 1984, era de cerca de 800 artigos por ano, cresceu vertiginosamente e atingiu cerca de 1900 artigos em 2001. A Sociedade Brasileira de Química - SBQ consolidou-se como um dos eixos mobilizadores da química no país. As suas Reuniões Anuais congregam, a cada evento, a presença de aproximadamente 2500 participantes que apresentam, em média, cerca de 1800 comunicações de pesquisa. A capacidade Editorial da SBQ é expressiva. A sua atuação envolve desde a co-edição de Livros Textos à publicação de três periódicos: Química Nova na Escola, Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, que estão entre os mais relevantes dentre os publicados na América Latina.

É neste cenário que a FLAQ e a SBQ juntam esforços para organizar o XXVI Congreso Latinoamericano de Química e a 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (XXVICLAQ/27ªRASBQ).

O programa desta reunião conjunta inclui a realização de 28 conferências plenárias, 18 simpósios, 3 workshops, 13 mini-cursos e lançamentos de livros, além de 3 sessões de discussão de painéis. Estima-se que o número de trabalhos submetidos supere os 2000 da reunião anual anterior. Todos os trabalhos serão apresentados na forma de painéis sendo que alguns, pré-selecionados, serão também discutidos em simpósios (no formato das sessões coordenadas específicas). A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por assessores ad-hoc das diversas áreas, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica.

A SBQ continuará apoiando a participação de estudantes de graduação, sócios da SBQ, através da concessão de 100 auxílios-participação, distribuídos de acordo com o julgamento de mérito, avaliado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos ao XXVICLAQ/27ªRASBQ.

A inscrição e a submissão de resumos, como nas reuniões anteriores, será online e poderá ser feita através da "home page" do XXVICLAQ/27ªRASBQ: www.sbqclaq.sbq.org.br ou dos "Serviços Online" na página da SBQ: www.sbq.org.br. O pagamento será através de boleto bancário e poderá ser efetuado em qualquer banco ou através do Internet Banking, até a data de vencimento.

Para a Sociedade Brasileira de Química é uma honra realizar a sua 27ª Reunião Anual juntamente com o XXVI Congreso Latinoamericano de Química e, com isso, possibilitar uma maior interação com os Colegas e Associações de Química da América Latina.

Vamos nos encontrar em Salvador em 2004 e comemorar juntos, mais uma grande reunião científica. Que todos sejam muito bem vindos!!!

Paulo Cezar Vieira (UFSCar) - Presidente
Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) - Coordenador Geral
Luiz Carlos Dias (UNICAMP) - Coordenador das Comissões




Sociedade Brasileira de Química | Instituto de Química da USP
Caixa Postal 26037 | CEP da Caixa Postal 05513-970 | São Paulo-SP-Brasil
Telefone: (0xx11) 3032-2299 | Fax: (0xx11) 3814-3602
Secretaria da SBQ | Secretário Geral | Webmaster
 
XXVI CLAQ e 27a RASBQ
Cartaz do XXVI CLAQ e 27a. RASBQ

Local
Salvador - BA

Data
30/05 a 02/06 de 2004

Prazo para envio de trabalhos
03 de Fevereiro de 2004

Arquivo
    19a Reunião Anual
    20a Reunião Anual
    21a Reunião Anual
    22a Reunião Anual
    23a Reunião Anual
    24a Reunião Anual
    25a Reunião Anual
    26a Reunião Anual