Bem Vindo à 25a Reunião Anual
 
  Programa - Peça Teatral

Dia 22/05, 21:30h
O Método Científico

A versão para o teatro do livro "O Método Científico", de Leopoldo De Meis e Dilcenio Rangel, em duas encenações, é uma criativa maneira de contar a história do conhecimento.

A peça reune professores doutores, alunos de pós graduaçãoo e de iniciação científica do Departamento de Biologia da UFRJ, com o doutorando em Belas Artes, Dilcenio Rangel, um elenco de 15 atores.

Os efeitos especiais ficam por conta das transparências de um retroprojetor, músicas eletrônicas e clássicos que dão um efeito dramático às narrativas de época. Num final surpreendente, um astronauta espacial desfila ao som da valsa de Strass do filme "2001, Uma Odisseia Espacial".

Leopoldo De Meis ora conduz a narrativa, ora é ator. Personifica Marat, no episódio em que decreta a decapitação de Lavoisier na guilhotina, no terror da Revolução Francesa, a vingança por não ter aprovado um trabalho na Academia de Ciências.

Ele encena tambem Galileu Galilei, pressionado pela Inquisição para abjurar da sua descoberta de que a Terra gira em torno do sol.

A história começa com o homem primitivo e sua difícil interação com o meio.

Prossegue até os filosofos gregos, e chega aos mestres construtores dos anos 1500-1600, os primeiros experimentalistas italianos. Leonardo da Vinci trouxe uma luz ao recomendar que é preciso experimentar, para que testemos a lógica.

Revela prejuizos à sociedade das aplicações da lógica deturpada, na medicina. Contextua o lançamento cronológico das tecnologias, a princípio lento mas veloz nos últimos 30 anos. "A espécie é a mesma. O que mudou, foi a maneira de pensar".

Fone de contatos com o grupo: (21) 276.6035.
 
25a Reunião
Cartaz
Inspirado na Ata de Fundação da SBQ, em Julho de 1977

Tema 25a RA
25 anos da SBQ - Reflexão Crítica e Perspectivas

Local
Poços de Caldas - MG

Data
20 a 23 de Maio de 2002

Prazo para envio de trabalhos
03 de Fevereiro de 2002

Reuniões Anteriores
    19a Reunião Anual
    20a Reunião Anual
    21a Reunião Anual
    22a Reunião Anual
    23a Reunião Anual
    24a Reunião Anual