Bem Vindo à 25a Reunião Anual
 
  Editorial

A 25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química ocorrerá em Poços de Caldas - MG, no período de 20 a 23 de maio de 2002 e terá como tema central "25 anos da Sociedade Brasileira de Química - Reflexão Crítica e Perspectivas", ocasião em que esperamos nos encontrar para, todos juntos, festejarmos o jubileu da nossa Sociedade.

Contemplando o tema central da Reunião, a conferência de abertura será proferida pelos Profs. Angelo da Cunha Pinto (IQ-UFRJ) e Oswaldo Luiz Alves (IQ-UNICAMP), ambos ex-Presidentes da SBQ.

Programamos para esta Reunião 9 conferências plenárias e 3 simpósios (1-Indústria Química Brasileira: Competitividade e Inovação; 2- Estado da arte da Química; 3- Investimentos & Financiamentos em C&T para a Química). Serão realizados 3 workshops sobre: "Química de Materiais"; "Catálise"; "Produtos Naturais"; além de 9 cursos. Teremos, também, uma exposição de fotos relacionada ao tema central do evento além de lançamentos de livros. Como parte das festividades, serão homenageados os ex-Presidentes da SBQ, representando todas as diretorias. Haverá ainda a apresentação da versão para o teatro do livro "O Método Científico", de Leopoldo De Meis e Dilcenio Rangel.

Esperamos cerca de 1500 trabalhos que serão apresentados na forma de painéis e, alguns também discutidos em sessões coordenadas específicas. A seleção dos trabalhos submetidos será realizada assessores ad-hoc das diversas área, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica. O Programa está sendo elaborado considerando a experiência adquirida e as sugestões recebidas dos sócios.

Ainda este ano, decidiu-se manter a concessão de 100 auxílios-participação para estudantes de graduação, distribuídos de acordo com o mérito, que será julgado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos à 25a RASBQ.

Para os atuais membros da Diretoria e Conselho, esta gestão vem sendo realmente excitante e gratificante. Durante este ano aprimoramos o sistema de inscrição e submissão de trabalhos online. Fizemos alguns refinamentos e estamos continuamente aprendendo e adquirindo mais experiência e confiança no mesmo. A resposta dos sócios foi espetacular no sentido de acertar as falhas que surgiram durante a etapa da inscrição à última reunião e só temos a agradecer a todos pelo suporte e colaboração, que muito contribuiu para que a SBQ obtivesse sucesso em mais esta empreitada.

Abaixo estão listadas algumas das novidades e refinamentos da 25a RASBQ.

Acesso à Inscrição

  1. A inscrição poderá ser feita através da "home page" da 25a RASBQ ou dos "Serviços Online" na página da SBQ: www.sbq.org.br
  2. Para ter acesso à página de inscrição, o sistema exigirá um usuário e senha, os mesmos utilizados desde a 24a RASBQ. Em caso de esquecimento, utilize a opção "esqueci minha senha" e o sistema enviará os dados para seu e-mail.
  3. Para inscrever-se na 25a RASBQ, é necessário estar cadastrado na SBQ. Para tanto, utilize a opção "cadastre-se na SBQ" e o sistema, automaticamente, enviará a senha para seu e-mail.

Ficha de Inscrição Online

  1. Todas as alterações de cadastro deverão ser feitas antes da inscrição. Na inscrição será permitido alterar/ acrescentar apenas o e-mail. As demais alterações devem ser feitas em "Serviços Online" no item cadastro.
  2. Foram incluídos os campos: nome e sigla da instituição, que servirão para impressão do crachá.
  3. Como o recibo de pagamento da inscrição será fornecido pela Web, foram incluídos os campos CPF/CNPJ e Nome/Razão Social, que deverão ser preenchidos com os dados da fonte pagadora.
  4. O envio de trabalhos é feito através do "popup", que se abre no canto superior esquerdo, ao clicar em "envio de resumos". Após a mensagem de "envio de resumos OK" aparece um botão para retornar à ficha de inscrição, que deve ser enviada a seguir.
  5. Este ano, é possível fazer alteração na ficha de inscrição, enquanto ela estiver pendente, ou seja, enquanto ainda não tiver sido aprovada pela SBQ. Para tanto, basta entrar em inscrição e o sistema trará a ficha preenchida. Após a aprovação da inscrição, as alterações poderão ser feitas somente pela SBQ.
  6. O mesmo se aplicará para a submissão de resumos.

Pagamento

  1. A inscrição ficará "pendente" até a confirmação do pagamento, conferência dos dados e confirmação do recebimento das "templates".
  2. Após a confirmação do pagamento, o sistema disponibilizará automaticamente o recibo, que poderá ser impresso ou salvo, quantas vezes forem necessárias.

Gerais

  1. O processo de inscrição poderá ser acompanhado através da opção "verificar pendências", disponível nos serviços online e, também, no menu principal da página de inscrição à 25a RASBQ.
  2. Após a reunião para referagem dos resumos submetidos, o inscrito poderá obter e imprimir o resultado consultando a opção "resultado de avaliação dos trabalhos", disponível nos serviços online e, também, no menu principal da página de inscrição.
  3. O sistema também permitirá a inscrição antecipada nos curso oferecidos durante a 25a RASBQ e a reserva de lugares nos ônibus fretados pela SBQ.

Como na reunião anterior, os trabalhos devem ser submetidos preenchendo os "Modelos para Resumos" (templates) para submissão online. Os tipos, tamanhos das letras e seções já estão previamente definidos de modo que, basta preencher os respectivos campos, digitando: título, autores, instituição, palavras chave e texto, exatamente como indicado. Na "template" maior (em duas colunas), o autor pode usar, de acordo com sua conveniência, o espaço para introdução, resultados e discussão, agradecimentos, referências etc., podendo incluir tabelas, gráficos e estruturas, desde que seja respeitado o limite de uma página. A "template" menor deve conter, apenas, a idéia central resumida do trabalho. Os tipos e tamanhos das letras também já estão previamente definidos. A "template" mais completa, de uma página, será utilizada no processo de referagem e, também, posteriormente disponibilizada para consulta na home page da 25aRASBQ. Os resumos aceitos serão publicados na pagina da reunião, separados por seções e com busca por palavra-chave e/ou autor.

O Livro de Resumos será publicado em apenas um volume, no mesmo formato da reunião anterior.

Converse com seus colegas, amigos, alunos, professores e traga mais gente para a SBQ. Se você ainda não é sócio, aproveite e associe-se. Assine o JBCS e a QNEsc. Vamos juntos construir uma SBQ cada vez mais forte!!!

Contamos com a colaboração de todos os sócios para a implementação definitiva, em nossas RAs, de um sistema ágil, rápido, moderno e eficiente em todos os sentidos. O fortalecimento da SBQ depende do apoio que receber da comunidade química brasileira e, com certeza, ela merece este esforço conjunto!

Vamos nos encontrar em Poços de Caldas e comemorar juntos os 25 Anos da SBQ.
Até lá.

Luiz Carlos Dias
Instituto de Química - UNICAMP

 
25a Reunião
Cartaz
Inspirado na Ata de Fundação da SBQ, em Julho de 1977

Tema 25a RA
25 anos da SBQ - Reflexão Crítica e Perspectivas

Local
Poços de Caldas - MG

Data
20 a 23 de Maio de 2002

Prazo para envio de trabalhos
03 de Fevereiro de 2002

Reuniões Anteriores
    19a Reunião Anual
    20a Reunião Anual
    21a Reunião Anual
    22a Reunião Anual
    23a Reunião Anual
    24a Reunião Anual